Apucarana

​Pré-conferência debate Plano Municipal de Educação em Apucarana

Da Redação ·
Foto: Profeta
Foto: Profeta

A Prefeitura de Apucarana, através da Autarquia Municipal de Educação, realizou na última quinta-feira (30/04) a sua pré-conferência para a construção do Plano Municipal de Educação (PME). O evento foi sediado na Associação Cultural e Esportiva (ACEA) e contou com público de mais de 800 pessoas, entre autoridades do governo e da sociedade civil e representantes de todas as esferas de ensino.  

continua após publicidade

O PME é um planejamento para a educação apucaranense, que estipula ações e metas a serem atingidas pelo município em um prazo de dez anos. Ele engloba tanto as escolas municipais e estaduais como as particulares, abrangendo desde a educação infantil até os ensinos superior e profissionalizante.  

A sua criação é uma exigência do governo federal que, por meio da lei n° 13.005/2014, determina que os Estados e Municípios ajustem os seus projetos ao Plano Nacional de Educação.  

continua após publicidade

De acordo com a diretora-presidente da AME, professora Marli Fernandes, reuniões com os setores envolvidos já vêm sendo realizadas desde setembro do ano passado. "Nesses encontros, nós fizemos um diagnóstico preciso da educação municipal atual, levando em conta tópicos como a estrutura da rede escolar, as taxas de analfabetismo, de reprovação e de evasão, a adequação da idade-série e o plano de carreira dos professores", afirmou.  

Durante a pré-conferência, o diagnóstico foi apresentado aos presentes e também as vinte metas que comporão o PME. "As ações previstas dizem respeito à universalização da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio, à alfabetização de todos os alunos até o final do 3° ano, à elevação da escolaridade média da população, à elevação do número de matrículas nos ensinos superior e profissionalizante, à valorização dos profissionais do magistério, entre outros temas", detalhou Marli.  

Além disso, o público também pôde visitar diversos stands e conhecer melhor a realidade da educação apucaranense. "Foram expostos os materiais didáticos, os uniformes e os mobiliários recebidos pelas escolas e centros de educação infantil municipais, mas também haviam espaços destinados ao Núcleo Regional de Educação e a parceiros como o SESI, que trouxe uma belíssima apresentação de novas tecnologias e robótica", acrescentou.  

continua após publicidade

O prefeito Beto Preto aproveitou a ocasião para dar uma boa notícia para a rede municipal de ensino. "Eu assinei ontem a autorização de convocação de mais 195 servidores, sendo 75 professores, 70 assistentes infantis e 50 auxiliares de serviços gerais. As novas contratações vão assegurar que continuemos cumprindo regularmente os direitos dos profissionais, como as licenças-prêmio administrativas e judiciais", garantiu.  

O Plano Municipal de Educação ainda deverá ser aprovado por assembleia durante a Conferência Municipal de Educação, que está agendada para os próximos dias 15 e 16 de maio, e passará pela avaliação dos vereadores antes de seguir para a sanção do prefeito Beto Preto, quando será transformado em lei municipal.