Apucarana

Apucarana se mobiliza para mais um Dia do Desafio

Da Redação ·
Outra meta, conforme a gerente do Sesc, é fortalecer os vínculos entre as entidades parceiras, formando uma rede de solidariedade - Foto: Edson Denobi
Outra meta, conforme a gerente do Sesc, é fortalecer os vínculos entre as entidades parceiras, formando uma rede de solidariedade - Foto: Edson Denobi

O Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur) lançaram nesta quarta-feira (29/904) a 18ª edição do  Challenge Day (Dia do Desafio).

continua após publicidade

O evento ocorreu no Cine Teatro Fênix, reunindo representantes de instituições de ensino, empresas, entidades, organizações militares e secretarias municipais.

O Dia do Desafio vai ocorrer no dia 27 de maio e a cidade que vai disputar contra Apucarana ainda será definida por sorteio. Com o objetivo de driblar a inatividade, o Dia do Desafio é um evento anual que acontece de forma simultânea em diversos países toda última quarta-feira do mês de maio, onde cidades do mesmo porte populacional protagonizam uma disputa saudável, sendo considerada a vencedora aquela que aquela que mobiliza mais pessoas na prática de uma atividade física durante pelo menos 15 minutos consecutivos.

continua após publicidade

A professora Maria Agar, secretária municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística, destaca que Apucarana detém 17 títulos consecutivos, tendo no ano passado superado em participação popular o município de Cardenas, na província de Matanzas, em Cuba. 

“Apucarana mobilizou 77,69% da população, contra 58,22% da cidade cubana. Esperamos neste ano o êxito dos anos anteriores e isso vai depender da participação de todos os segmentos.

Por isso, pedimos que todos já pensem o que poderia ser feito de diferente, de inédito”, orienta. Maria Agar solicita ainda que as instituições participantes informem até o dia 20 de maio as atividades que serão desenvolvidas, o que poderá ser feito através do e-mail direcaoteatro@gmail.com ou pelos telefones 3423-2944 (Cine Fênix) ou 3308-2508 (Sesc Apucarana). Já no dia do evento, fotos das atividades deverão ser enviadas através do whatsapp (9619-0117 ou 9966-6769) e que serão postadas no site sescsp.org/br/diadodesafio/apucarana Alline Rodrigues, gerente do Sesc de Apucarana, lembra que o Dia do Desafio é um evento mundial adotado pelo Sesc e desenvolvido em parceria com as prefeituras. “O objetivo é estimular mudanças de comportamento da população, incentivando a prática de atividades em benefício da saúde”, ressalta Alline.

continua após publicidade

De acordo com ela, os há ainda outros princípios que norteiam o evento, entre os quais estão a acessibilidade, envolvimento, diversão, diversidade, segurança. confiabilidade, ética, cidadania e benefícios para a comunidade. 

Outra meta, conforme a gerente do Sesc, é fortalecer os vínculos entre as entidades parceiras, formando uma rede de solidariedade. “Cada parceiro agrega valor ao evento, contribuindo da forma que achar conveniente. Unindo forças, esperamos um Dia do Desafio com qualidade e com segurança”, completa, citando que Apucarana já disputou contra cidades brasileiras e também de Cuba, Panamá, Colômbia, Venezuela, México e Chile.