Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

‘Unimed na Praça’ oferece serviços e lazer em Apucarana

.

O técnico em agropecuária, Osni Aparecidos Santos, descobriu que tem pressão alta (Sérgio Rodrigo)
O técnico em agropecuária, Osni Aparecidos Santos, descobriu que tem pressão alta (Sérgio Rodrigo)

A Unimed realiza neste sábado (11/04), durante todo o dia, o ‘Unimed na Praça’, na Praça Rui Barbosa, no centro de Apucarana. O evento é um projeto de responsabilidade social, em parceria com várias entidades, voltado à promoção da saúde e qualidade de vida da população. Durante todo o dia, diversos atendimentos básicos são oferecidos gratuitamente, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e de visão, além de orientações nutricionais e fisioterapêuticas.

"O objetivo é oferecer serviços de saúde para as pessoas que não têm acesso ou não têm tempo de ir ao médico", comenta a enfermeira Shyrlei Chiezi. Ela conta que durante os atendimentos, muitos problemas são detectados.

O técnico em agropecuária, Osni Aparecidos Santos, 53 anos, disse que estava com a pressão normal, porém, levou um susto após a aferição, que constatou a elevação de sua pressão arterial. "Eu tenho colesterol alto e glicemia, mas a pressão sempre foi normal". Após receber orientações de como normalizar sua pressão, Santos foi encaminhado a avaliação nutricional.

Pela manhã, um grupo de corrida promoveu um passeio ciclístico percorrendo 20 km, nas ruas centrais e bairros da cidade. Entre os participantes estava o médico oncologista Osvaldo Szenczuk. "É muito importante fazer algum tipo de atividade física que dê prazer e estímulo", comenta.

O analista de sistemas Thiago Dias, de Curitiba, também participou do passeio ciclístico. Para ele, o programa é uma maneira de mudar o paradigma da prestação de saúde. "É importante que a população mude a visão sobre os tratamentos de saúde e receba informação sobre como levar uma vida mais saudável", opina. 

Entre as novidades deste ano, destacam-se a parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF-PR), com informações sobre transmissão do vírus da dengue, além de avaliações sobre a qualidade da água e orientações sobre higiene bucal. A Faculdade do Norte Novo de Apucarana (Facnopar), oferece prestação de assessoria jurídica, com orientações sobre pensão alimentícia, divórcio e guarda compartilhada.

Como sempre, as crianças têm um espaço reservado no projeto. Neste ano, a organização resgatou as antigas brincadeiras de rua como pular corda, amarelinha, entre outros jogos ainda desconhecidos ente algumas crianças.

Entre os parceiros no projeto estão o Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal (GM), Hemonúcleo, Faculdade de Apucarana (FAP), Sesi e Senac.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber