MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Prefeitos discutem hoje região metropolitana de Apucarana

A Prefeitura de Apucarana sedia hoje a primeira reunião entre prefeitos e representantes dos 23 municípios que compõem a recém-criada Região Metropolitana de Apucarana (RMA). A lei sancionada em janeiro deste ano pelo governador Beto Richa amplia a possib

Da Redação

·
A Prefeitura de Apucarana sedia hoje a primeira reunião entre prefeitos e representantes dos 23 municípios que compõem a recém-criada Região Metropolitana de Apucarana (RMA) - Infográfico: Tribuna do Norte
Icone Camera Foto por Reprodução
A Prefeitura de Apucarana sedia hoje a primeira reunião entre prefeitos e representantes dos 23 municípios que compõem a recém-criada Região Metropolitana de Apucarana (RMA) - Infográfico: Tribuna do Norte
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.04.2015, 09:04:00 Editado em 27.04.2020, 20:01:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de Apucarana sedia hoje a primeira reunião entre prefeitos e representantes dos 23 municípios que compõem a recém-criada Região Metropolitana de Apucarana (RMA). A lei sancionada em janeiro deste ano pelo governador Beto Richa amplia a possibilidade de captação de recursos dos municípios aliados, trazendo novas perspectivas para a região do Vale do Ivaí.

O encontro, que acontece no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), irá promover um debate entre os participantes sobre a lei que institui o Estatuto da Metrópole.A reunião técnica deve nortear projetos conjuntos futuros, como forma de viabilizar a região metropolitana.O prefeito Beto Preto (PT), anfitrião do encontro, classifica o debate como histórico. “Esta agenda é o primeiro passo concreto que damos no sentido de estruturarmos fisicamente a nossa região metropolitana, que traz novas perspectivas para Apucarana e região”, destaca.

De acordo com ele, o conhecimento do Estatuto da Metrópole é fundamental para que os trabalhos da RMA tenham início com foco. “Sobretudo com projetos visando o desenvolvimento regional em áreas como a da construção civil, habitação, saneamento, transporte, entre outras”, pontuou o prefeito de Apucarana.A reunião organizada pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), terá à frente o assessor técnico da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedu), Álvaro Cabrini Júnior. O tema será a Lei Federal nº 13.089/2015, que institui o Estatuto da Metrópole, responsável por estabelecer diretrizes gerais para o planejamento, gestão e execução das funções públicas de interesse comum em regiões metropolitanas e em aglomerações urbanas instituídas pelos estados.

“Esta lei é um instrumento para que os gestores possam resolver os problemas dos municípios. O objetivo é informar o que precisa ser feito para que a lei federal seja aplicada. Os representantes devem ficar conscientes de cada passo necessário para que a região se fortaleça, seja atuante e obtenha recursos”, explica o assessor técnico do Idepplan, Carlos Mendes.A RMA, criada a partir do Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Nelson Justus (DEM), contempla cerca de 300 mil habitantes do Vale do Ivaí. O debate entre os representantes dos municípios congregados acontece entre as 13h30 até 17 horas, no auditório da OAB de Apucarana. (Com assessoria)

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitos discutem hoje região metropolitana de Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!