Apucarana

​Sarau de Poesias da EJA é apresentado com sucesso

Da Redação ·
Foto: Autarquia Municipal de Educação
Foto: Autarquia Municipal de Educação

A Autarquia Municipal de Educação promoveu, na noite de ontem (08/04), o 1º Sarau de Poesias da sua Educação de Jovens e Adultos (EJA – fase I). O evento foi realizado na Associação dos Funcionários Municipais de Apucarana (AFAP) e contou com grande participação dos alunos.

continua após publicidade

O Sarau de Poesias é o ponto alto do projeto “Versos na Escola”, que vem sendo desenvolvido em toda a rede municipal de ensino e envolve também a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

A proposta tem por objetivo principal estimular a oralidade e a escrita dos alunos, de maneira criativa, crítica e reflexiva acerca deste gênero textual. Os recitais das crianças estão agendados para os próximos dias 27 e 28 de abril, a partir das 19h 30min, no Cine Teatro Fênix.

continua após publicidade

Durante o mês de março, os professores da EJA mostraram aos estudantes obras poéticas de diversos autores e desenvolveram atividades que foram desde a leitura, a ilustração e a confecção de cartazes, até a produção textual e a organização de recitais escolares. Posteriormente, os alunos que se destacaram nos trabalhos foram convidados a se apresentarem na AFAP.

A maioria das 22 poesias recitadas ontem é de autoria dos próprios estudantes da EJA, mas alguns também homenagearam escritores consagrados, como Cecília Meireles, Cora Coralina, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Paulo Leminski, Helena Kolody e Adélia Prado.

A secretária municipal de educação, professora Marli Fernandes, prestigiou a apresentação e parabenizou a todos os envolvidos em sua realização. “Foi emocionante ver a alegria dos alunos diante dos conhecimentos adquiridos. A erradicação do analfabetismo em Apucarana é prioridade para a atual administração”, disse.    

A Educação de Jovens e Adultos, da Autarquia Municipal de Educação, atende atualmente a 165 alunos, com a oferta dos anos iniciais do ensino fundamental em 3 polos e 4 escolas. Matrículas para novas turmas estão sempre abertas e mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3425-9079.