Apucarana

​Apucarana promove primeira feira de produtos orgânicos

Da Redação ·
Ao mesmo tempo em que aprendiam nas aulas teóricas, os produtores iniciaram a aplicação das técnicas no campo - Foto: Profeta
Ao mesmo tempo em que aprendiam nas aulas teóricas, os produtores iniciaram a aplicação das técnicas no campo - Foto: Profeta

Após capacitar 32 produtores no cultivo de orgânicos, a Prefeitura de Apucarana promoverá a I Feira de Produtos Livres de Agrotóxicos. O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Agricultura e acontece na próxima quinta-feira (02/04), na Praça Valmor Santos Giavarina (Praça da Onça), no período das 15 às 22 horas. Após a experiência, intenção é transformar a feira em evento permanente, realizado semanalmente.

continua após publicidade

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, afirma que a feira é uma das etapas do projeto de incentivo ao cultivo de orgânicos no Município. “Em 2014, realizamos o primeiro curso de orgânicos, que finalizou com 32 participantes. Durante o ano, os produtores rurais foram capacitados por técnicos da Secretaria da Agricultura e por especialistas convidados”, lembra Beto Preto, informando ainda que uma nova turma está sendo qualificada em 2015.

Ao mesmo tempo em que aprendiam nas aulas teóricas, os produtores iniciaram a aplicação das técnicas no campo. “A feira oferecerá uma variedade de produtos livres de agrotóxicos, basicamente hortaliças que são cultivadas nesta época do ano, como alface, almeirão, rúcula, tomate, cenoura, cebolinha e salsinha, entre outros”, exemplifica João Carmo Fonseca, secretário municipal de Agricultura.

continua após publicidade

O secretário destaca que o projeto traz benefícios ambientais, sociais e econômicos. “É um alimento produzido dentro dos critérios de segurança alimentar, significando um novo nicho de mercado para o produtor e, para o consumidor, uma oportunidade de adquirir um produto saudável e de ótima qualidade”, assinala.

Fonseca afirma que os consumidores estão cada vez mais atentos às questões relacionadas à segurança alimentar e, por isso, a intenção da Prefeitura é transformar a feira em evento permanente. “Vamos ver a aceitação dos consumidores, mas a nossa ideia é realizar a Feira de Produtos Livres de Agrotóxicos semanalmente, às quintas-feiras, no mesmo dia em que acontece a Feira da Lua”, pontua o secretário municipal de Agricultura.