Apucarana

Quase 10% dos alunos desistem do ensino médio

Da Redação ·
Quase 10% dos alunos desistem do ensino médio - Foto: Tribuna do Norte/Arquivo
Quase 10% dos alunos desistem do ensino médio - Foto: Tribuna do Norte/Arquivo

A evasão escolar preocupa educadores da região. De acordo com dados dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Apucarana e Ivaiporã, os índices subiram tanto no ensino fundamental quanto no médio. A exceção foi o ensino médio de Ivaiporã, que teve uma leve melhora de 2013 para 2014, mas continua com índices considerados insatisfatórios.

Problemas sociais e econômicos são as principais causas para o abandono das salas de aula, que acontece em sua maioria no ensino noturno.Nos municípios do NRE de Apucarana, a evasão no ensino fundamental (6º ao 9º ano) passou de 1,7% em 2013 para 1,9% em 2014, uma oscilação pequena e que pode ser considerada normal. Já no ensino médio, a situação é bem mais preocupante. O índice de abandono saltou de 7,61% para 9,54%. A chefe do NRE de Apucarana, Maria Onide Ballan Sardinha, ressalta que outros problemas também afetam os alunos.

“No ensino noturno, o índice de evasão é bem maior. Sabemos que é uma rotina difícil, mas é preciso persistir. É preciso valorizar a educação de modo que, mesmo com dificuldades, os alunos se esforcem e não desistam. A matriz curricular também é um problema. Tanto é que em escolas onde há oficinas, viagens e equipamentos, a evasão é menor”, afirma.Viagens e equipamentos são realizados principalmente através do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), de acordo com ela.

O Proemi é um programa dos governos Federal e Estadual que disponibiliza recursos para as escolas participantes para que elas incluam mais tecnologia e dinamismo nas aulas.Maria Onide ainda destaca que os índices de evasão, muitas vezes, acabam aumentados por conta do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja). “O aluno que sai do Ensino Médio regular e vai para o Ceebja entra com um novo cadastro junto à Secretaria Estadual da Educação. Ou seja, é contabilizado como abandono”, afirma.

IVAIPORÃ - Em Ivaiporã, o Ensino Fundamental sofreu uma pequena alta no índice de evasão, passando de 2,47% em 2013 para 2,62% em 2014. Já no Ensino Médio, houve melhora. O índice de abandono, que chegou a 7,60% em 2013, atingiu 6,60% no ano passado.Sara Regina Rodrigues, assistente técnica do NRE de Ivaiporã, afirma que o núcleo tem um programa de combate à evasão. “É um programa que trabalha com todos os setores do NRE de Ivaiporã e tem dado frutos importantes. A conscientização dos jovens de que o estudo é fundamental para as suas vidas está começando a melhorar”.

continua após publicidade