Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Quase 10% dos alunos desistem do ensino médio

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Quase 10% dos alunos desistem do ensino médio
Autor Quase 10% dos alunos desistem do ensino médio - Foto: Tribuna do Norte/Arquivo - Foto: Reprodução

A evasão escolar preocupa educadores da região. De acordo com dados dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Apucarana e Ivaiporã, os índices subiram tanto no ensino fundamental quanto no médio. A exceção foi o ensino médio de Ivaiporã, que teve uma leve melhora de 2013 para 2014, mas continua com índices considerados insatisfatórios.

Problemas sociais e econômicos são as principais causas para o abandono das salas de aula, que acontece em sua maioria no ensino noturno.Nos municípios do NRE de Apucarana, a evasão no ensino fundamental (6º ao 9º ano) passou de 1,7% em 2013 para 1,9% em 2014, uma oscilação pequena e que pode ser considerada normal. Já no ensino médio, a situação é bem mais preocupante. O índice de abandono saltou de 7,61% para 9,54%. A chefe do NRE de Apucarana, Maria Onide Ballan Sardinha, ressalta que outros problemas também afetam os alunos.

“No ensino noturno, o índice de evasão é bem maior. Sabemos que é uma rotina difícil, mas é preciso persistir. É preciso valorizar a educação de modo que, mesmo com dificuldades, os alunos se esforcem e não desistam. A matriz curricular também é um problema. Tanto é que em escolas onde há oficinas, viagens e equipamentos, a evasão é menor”, afirma.Viagens e equipamentos são realizados principalmente através do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), de acordo com ela.

O Proemi é um programa dos governos Federal e Estadual que disponibiliza recursos para as escolas participantes para que elas incluam mais tecnologia e dinamismo nas aulas.Maria Onide ainda destaca que os índices de evasão, muitas vezes, acabam aumentados por conta do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja). “O aluno que sai do Ensino Médio regular e vai para o Ceebja entra com um novo cadastro junto à Secretaria Estadual da Educação. Ou seja, é contabilizado como abandono”, afirma.

IVAIPORÃ - Em Ivaiporã, o Ensino Fundamental sofreu uma pequena alta no índice de evasão, passando de 2,47% em 2013 para 2,62% em 2014. Já no Ensino Médio, houve melhora. O índice de abandono, que chegou a 7,60% em 2013, atingiu 6,60% no ano passado.Sara Regina Rodrigues, assistente técnica do NRE de Ivaiporã, afirma que o núcleo tem um programa de combate à evasão. “É um programa que trabalha com todos os setores do NRE de Ivaiporã e tem dado frutos importantes. A conscientização dos jovens de que o estudo é fundamental para as suas vidas está começando a melhorar”.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV