Apucarana

Católicos lotaram catedral de Apucarana em comemoração ao Jubileu da Diocese

Da Redação ·

Centenas de fiéis lotaram ontem à noite a Catedral Nossa Senhora de Lourdes na comemoração do Jubileu de Ouro da Diocese de Apucarana. Uma missa especial foi celebrada às 19h30 pelo cardeal Dom João Braz de Aviz, que veio direto do Vaticano para participar das festividades. O aniversário de 50 anos de instalação da Diocese também trouxe cerca de 20 bispos de todo o Paraná para Apucarana – desde terça-feira, eles estão concentrados no Centro de Formação Família Sagrada (Cefas) em assembleia.

Além dos padres, bispos, religiosos e do cardeal, representantes das 64 paróquias da Diocese de Apucarana participaram da missa festiva ontem. A celebração seguiu o ritual tradicional, mas, em homenagem ao Jubileu de Ouro da Diocese, teve algumas particularidades. Na entrada da missa, placas com fatos importantes da história da dioceses foram descerradas pelo o bispo Dom Celso Antônio Marchiori. Também foi feita a entrega de bíblias para um grupo de mães grávidas. Uma delas, Abidiani de Souza, representou a paróquia Santa Luzia, de Cafeara. “Estou feliz por ter sido escolhida nessa celebração tão especial”, comenta.

O cardeal Dom Braz de Aviz foi padre em Apucarana por 22 anos (1972-1994), marcando a história da igreja da cidade. Há quatro anos, Dom João foi nomeado cardeal após a indicação do papa Francisco, mudando-se para Roma. “É um presente para a Diocese de Apucarana ter a presença de Dom João nessa festa do Jubileu, afinal, ele fez parte disso tudo”, comentou Dom Celso. Para o bispo, a celebração de ontem marcou os 50 anos de ação evangelizadora da Diocese.

“Com certeza essa noite de louvor e alegria vai ficar para a história, lembrando que a festa é de Cristo, que nos deu esse presente de poder comemorar os 50 anos da nossa Diocese”, ressaltou Dom Celso, acrescentando que se sente privilegiado por estar à frente da Diocese nesse ano do cinquentenário da instalação. “Não podemos esquecer de todos os bispos que passaram por aqui, realizando obras e abrindo caminhos para que a Diocese prosperasse”, conclui.

MOMENTOS - A Diocese de Apucarana foi criada no dia 28 de novembro de 1964 pelo Papa Paulo VI, e instalada no dia 28 de março de 1965, no bispado de Dom Romeu Albertti. A celebração dos 50 anos de instalação da Diocese foi ontem, mas as comemorações do Jubileu de Ouro começaram desde o ano passado, com o lançamento do selo comemorativo, celebrações e visitas especiais.

continua após publicidade

IMAGENS- TNONLINE