Apucarana

UTFPR e prefeitura de Apucarana firmam parceria para capacitação de professores

Da Redação ·
UTFPR e prefeitura de Apucarana firmam parceria para capacitação de professores - Foto: Divulgação
UTFPR e prefeitura de Apucarana firmam parceria para capacitação de professores - Foto: Divulgação

Através de parceria firmada com a prefeitura, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Apucarana, intensificará uma ação de capacitação que vem desenvolvendo desde o ano passado junto aos professores da rede municipal de ensino. A proposta visa levar aos educadores alternativas metodológicas e didáticas, com conteúdo lúdico, para trabalhar diferentes conceitos em diversas disciplinasna sala de aula.

continua após publicidade


O trabalho da UTFPR junto das escolas municipais faz parte do Programa Novos Talentos, financiado pelo Governo Federal, que repassou a instituição recursos da ordem de pouco mais de R$ 122 mil para desenvolver uma atividade voltada à formação continuada para professores da educação básica da rede pública de ensino. Coordenada pelo professor Ivan José Coser, uma equipe de docentes e técnicos administrativos da UTFPR preparou um projeto que contempla oficinas de capacitação nas áreas de ciências, matemática e cultura. Na oficina de Ensino de Geometria com auxílio do software Geogebra, por exemplo, é ensinado aos professores como usar os recursos de informática no ensino da Geometria. “Além da instrução, os docentes recebem alguns materiais que poderão ser utilizados pelos professores em suas aulas”, observa Ivan José Coser.

continua após publicidade


A capacitação dos professores envolve a participação em um ciclo de oito oficinas e novos grupos, com uma média de 40 integrantes, são compostos de forma contínua. “Agradecemos e recebemos com muito apreço toda iniciativa que venha agregar conhecimento aos nossos educadores”, disse o prefeito Beto Preto. O evento que renovou a parceria entre o município, através da Autarquia Municipal de Educação, teve a presença do diretor geral do câmpus Apucarana da UTFPR em Apucarana, professor Aloysio Gomes de Souza Filho, do coordenador geral do Projeto Novos Talentos na instituição, Professor Ivan Coser, do subcoordenador do Projeto Novos Talentos, professor Marcelo Ferreira da Silva e da secretária municipal da Educação Marli Regina da Silva.  

Na ocasião, o diretor do câmpus Apucarana da UTFPR, Aloysio Gomes de Souza Filho, entregou ao prefeito Beto Preto convite para aula inaugural do curso de engenharia civil, marcada para amanhã (20) às 9 horas, no auditório do câmpus Apucarana da UTFPR.