Apucarana

​Apucarana prepara 3ª edição do “Cozinha Brasil”

Da Redação ·
​Apucarana prepara 3ª edição do “Cozinha Brasil” - Imagem: Divulgação
​Apucarana prepara 3ª edição do “Cozinha Brasil” - Imagem: Divulgação

As inscrições para a terceira edição do Programa Cozinha Brasil, do Serviço Social da Indústria do Paraná (SESI-PR), já estão abertas. O caminhão adaptado em cozinha-escola virá novamente para Apucarana graças a uma parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Durante quatro dias, entre 6 e 9 de abril, será ministrado curso de culinária com foco na alimentação nutritiva e de baixo custo. De acordo com o prefeito de Apucarana, Beto Preto, o ônibus ficará estacionado no Centro de Qualificação Total, localizado do Jardim América, dentro do qual o curso será ministrado. “É mais uma valiosa oportunidade. Este projeto percorre o Brasil ensinando a população a usar os alimentos de forma inteligente, evitando desperdícios e aumentando o valor nutritivo das refeições”, salienta Beto Preto.

O curso é gratuito, tem carga horária de 10 horas e virá pela terceira vez a Apucarana. “Vamos disponibilizar 100 vagas e os cursos serão ministrados em dois períodos. As turmas da tarde vão cumprir o horário das 14 horas às 16h30 e, à noite, as aulas acontecerão das 19 horas às 21h30”, detalha a secretária municipal de Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, lembrando que os participantes que cumprirem a freqüência exigida receberão um kit composto por uma bolsa, um livro do programa contendo receitas ilustradas passo a passo e certificado.

As inscrições podem ser feitas na Agência do Trabalhador (fone 3423-1376), no Centro de Qualificação Total (fone 3426-7241), CRAS do Jardim América (fone 3426-7355), CRAS da Vila Nova (fone 3424-8348), CRAS da Vila Reis (fone 3456-1569) e CRAS da Vila Regina (fone 3424-1470). “A inscrição é gratuita e a idade mínima, de 16 anos. Para o preenchimento da ficha cadastral é necessário apresentar um documento, que pode ser o CPF, o RG ou a certidão de nascimento”, orienta a secretária.

Como acontece em todo o país, o SESI promove este curso de educação alimentar e nutricional de forma itinerante. É utilizado um caminhão adaptado com uma cozinha pedagógica projetada. Neste ambiente, nutricionistas ensinam sobre o preparo e consumo de uma alimentação saudável.  Um dos princípios básicos do SESI Cozinha Brasil é o aproveitamento integral dos alimentos.

Por isso, sempre que possível, utiliza em suas receitas aquilo que normalmente é dispensado, como talos, cascas, ramas, folhas e sementes. Além de cardápios nutritivos e econômicos, os participantes adquirem conhecimentos sobre o valor nutritivo dos alimentos, planejamento de compras, armazenamento e higiene dos alimentos, aproveitamento integral dos alimentos, entre outros.

continua após publicidade