Apucarana

Alunos voltam a ter aulas e professores fazem novo planejamento letivo para 2015

Da Redação ·
​Nesta terça-feira pela manhã, cerca 90% dos alunos e professores já haviam retornado às atividades  no Colégio Antônio dos Três ​Reis de Oliveira, em Apucarana - Foto: Luiz Demétrio
​Nesta terça-feira pela manhã, cerca 90% dos alunos e professores já haviam retornado às atividades no Colégio Antônio dos Três ​Reis de Oliveira, em Apucarana - Foto: Luiz Demétrio

Os professores da rede pública estadual de ensino decidiram suspender a greve da categoria em assembleia realizada na manhã de ontem em Curitiba. Ao todo, foram 29 dias de greve, que teve início no dia 9 de fevereiro. Mas os educadores se manterão em estado permanente de greve, ou seja, a paralisação pode ser retomada a qualquer momento, caso o Governo do Estado não cumpra algum item dos acordos firmados desde o início do movimento. As aulas devem retornar na quinta-feira (12), mas alguns colégios da região se anteciparam e já iniciaram o ano letivo, como acontece no Colégio Antônio dos Três de Oliveira, situado na zona norte de Apucarana. 

continua após publicidade

Alunos em sala de aula no Colégio Antônio dos Três
Reis de Oliveira, em Apucarana - Foto: Luiz Demétrio

continua após publicidade


Nesta terça-feira pela manhã, cerca 90% dos alunos e professores já haviam retornado às atividades didáticas e pedagógicas, conforme avaliação da direção do estabelecimento.  Em outros colégios, no entanto, os professores voltaram ao trabalho a partir de hoje para realizar o planejamento das atividades docentes e reorganização das turmas e das salas. Esse é o caso da Escola Estadual Osmar Guaracy Freire, situada no Núcleo Professor Adriano Corrêa, na zona sul de Apucarana. Educadores radicados no estabelecimento se reuniram pela manhã para traçar metas de trabalho.

Reunião de professores na Escola Estadual Osmar Guaracy Freire: 
planejamento das atividades docentes e reorganização das turmas
Foto: Luiz Demétrio

continua após publicidade

CURSO PROFISSIONALIZANTE - "Estamos retomando o nosso plano de ação didático/pedagógico e as aulas voltarão a ser ministradas na quinta-feira (12). Neste ano vamos ofertar no período noturno o curso profissionalizante de técnico em eventos. O professor Narciso do Prado vai ministrar uma das disciplinas e e curso vai contar com a participação de colaboradores", afirmou a diretora da escola, professora Marlene Beletato.  

COMUNICADO - A Superintendência Estadual da Educação enviou um comunicado no final da tarde de ontem orientando os Núcleos Regionais de Educação (NREs) de todo o estado darem o suporte necessário para que as escolas montem seus planos de ação.

CALENDÁRIO REFEITO - “Estamos prontos para o retorno das aulas. A merenda está praticamente completa, faltando apenas a carne, que deve chegar ainda nesta semana. O transporte também estará todo à disposição dos alunos”, afirma Maria Onide Balan Sardinha, chefe do NRE de Apucarana. Ela afirma que, por conta do tempo de paralisação, o calendário escolar terá que ser refeito. “Os próximos dias serão de elaboração do novo calendário, junto aos colégios e à Secretaria de Educação do Estado. Os alunos precisam assistir a um número mínimo de horas/aula e nós iremos garantir que essa quantidade seja cumprida da melhor forma possível”, afirma.