Apucarana

Vacinação contra HPV prossegue hoje em Apucarana

Da Redação ·
 A vacinação para imunização acontece nos 399 municípios do Paraná - Foto: Arquivo
fonte: Google - imagem ilustrativa
A vacinação para imunização acontece nos 399 municípios do Paraná - Foto: Arquivo

Tem sequência hoje (11) a vacinação do HPV para as meninas com idade entre 9 e 11 anos. No Paraná, 256.182 garotas devem ser imunizadas. A vacina protege contra o papilomavírus humano (HPV), responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo.

A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil. Segundo dados da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, nos 17 municípios da área, a meta é vacinar 7.950 meninas nesta faixa etária,Após a primeira dose, as meninas vacinadas devem voltar à Unidade de Saúde para a 2ª dose depois de seis meses.

Cinco anos após a 1ª dose, elas devem retornar ao posto para a 3ª dose, garantindo uma imunização eficaz e duradoura. No Brasil, a expectativa do Ministério da Saúde é a de vacinar 4,94 milhões de meninas em 2015. Junto com o grupo de adolescentes de 11 a 13 anos vacinadas no ano passado, essa pode ser a primeira geração praticamente livre do risco de morrer do câncer do colo do útero.

A meta é vacinar, em parceria com as secretarias estaduais e municipais da saúde, 80% do público-alvo.A novidade para este ano é a inclusão de 33,5 mil mulheres de 9 a 26 anos que vivem com HIV. Mais suscetível a complicações decorrentes do HPV, esse público tem probabilidade cinco vezes maior de desenvolver câncer no colo do útero do que a população em geral.

A inclusão do grupo como prioritário para a prevenção segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI) do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em conformidade com o Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais.Desde março de 2014, o SUS oferece a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia.

continua após publicidade