Apucarana

​Apucarana instala Sala de Negócios na Acia

Da Redação ·
Comitê Gestor Municipal das Micro e Empresas de Pequeno Porte instalou oficialmente nesta sexta-feira (27/02) a Sala de Negócios - Foto: Divulgação
Comitê Gestor Municipal das Micro e Empresas de Pequeno Porte instalou oficialmente nesta sexta-feira (27/02) a Sala de Negócios - Foto: Divulgação

O Comitê Gestor Municipal das Micro e Empresas de Pequeno Porte instalou oficialmente nesta sexta-feira (27/02) a Sala de Negócios. O ato aconteceu na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), que cedeu um espaço para a implantação do serviço.

A Sala de Negócios tem à disposição duas funcionárias e focará o trabalho nas compras públicas, um dos programas desenvolvidos pelo Comitê Gestor. A inauguração do espaço contou com a presença do presidente da Acia, Junior Serea, do presidente do Observatório Social de Apucarana (OSA), Mauro de Oliveira Carlos, do consultor do Sebrae, José Henrique Martins, e do secretário municipal de Indústria e Comércio, Laércio Beani da Costa.

continua após publicidade

Presidente da Acia, Junior Serea, quando
falava aos presentes - Foto: Divulgação

continua após publicidade



Também estiverem presentes representantes dos órgãos que fazem compras públicas e das entidades que compõem o Comitê Gestor Municipal das Micro e Empresas de Pequeno Porte. Conforme Junior Serea, a Acia disponibilizou duas pessoas para a Sala de Negócios: uma graduada em administração de empresas e outra estagiária da área de Direito. “Saímos do campo das expectativas para a ação. Será um trabalho de longo prazo e as funcionárias terão metas e indicadores a seguir. Nossas microempresas precisam ter acesso a mercados e a sala funcionará como um facilitador, um ponto de referência”, frisa Serea.

Secretário municipal de Indústria e Comércio, 
Laércio Beani da Costa, destacou importância
do novo espaço - Foto: Divulgação

continua após publicidade



O prefeito de Apucarana, Beto Preto, foi representado no ato pelo secretário municipal de Indústria e Comércio. “O prefeito não pôde estar presente por estar participando, neste mesmo horário, de uma reunião em Maringá da Associação dos Municípios do Paraná. Entretanto, ele pediu para reforçar o apoio do Município à iniciativa, conclamando mais uma vez os fornecedores de Apucarana a perderem o medo e a buscarem a capacitação e a profissionalização, visando o nicho das compras públicas”, ressalta.

Laércio explica que compradores públicos são entidades como Prefeitura e autarquias municipais, Sesc, Sesi, Senai, Sebrae, Fiep, Copel e Sanepar, escolas e universidades, instituições financeiras, corporações militares, Arranjo Produtivo Local (APL Bonés) e entidades de classe. “A sala busca fazer essa ligação, entre os compradores e fornecedores. . Atualmente, mais de 80% dos produtos e serviços são fornecidos por empresas de fora de Apucarana.

Secretário municipal de Indústria e Comércio, 
Laércio Beani da Costa, funcionárias da Sala de Negócios e
o Presidente da Acia, Junior Serea - Foto: Divulgação


O programa busca inverter esse quadro, alavancando a participação de empresas locais”, observa. Conforme levantamento feito no ano passado, Apucarana conta com cerca de 50 instituições que fazem compras públicas e somente 12 delas têm um potencial de compra superior a R$ 100 milhões por ano.

A Sala de Negócios pretende manter um banco de dados atualizado de compradores e fornecedores, além de divulgar os editais de licitação ao longo do ano, orientar sobre a documentação necessária e prestar todos os esclarecimentos relativos à dinâmica do processo de compras públicas. Serviço - As funcionárias designadas pela Acia para a Sala de Negócios são Mariana Milan Bertasso (área de administração) e Pâmella Karla de Oliveira (estagiária de Direito).

O horário de atendimento é das 8 às 18 horas. Mais informações pelo telefone 3033-6670 ou na sede da Acia, localizada na Rua Osvaldo Cruz, 510, no 15º andar (Edifício Palácio do Comércio).