Apucarana

​Moradores de área rural cobram obras em estrada de Apucarana

Da Redação ·

Uma estrada rural, conhecida como estrada da “Salgadeira”, próximo à região do Contorno Sul de Apucarana (BR-376) tem causado transtornos a moradores e funcionários de empresas situadas no local, conhecido como região da Gleba Nova Ukrânia.

continua após publicidade

A região, onde se encontram várias propriedades rurais e também indústrias, é ponto de circulação de vários carros e veículos pesados, no entanto as condições da estrada geram transtornos aos moradores.

Devido ao relevo irregular e a falta de pavimentação – que frequentemente resulta em deslizamentos e danos a veículos – o local tem sido problema frequente para moradores e também para caminhões que transportam produtos químicos no local. Durante a manhã desta terça-feira (10) um veículo, carregado com 4 toneladas de barrilha (bicarbonato de sódio) acabou deslizando e ficando preso em um buraco no local. Parte da carga precisou ser retirada para evitar vazamentos no local.

continua após publicidade

O caminhão vinha de Imbituba-SC e iria descarregar em Apucarana. Apesar dos danos, ninguém se feriu no local. “Moro aqui na região já há 11 anos, e pelo menos toda a semana há problemas no local, especialmente quando chove, há uma indústria química aqui logo no início da via e muitos caminhões por não conseguirem subir acabam tendo que descarregar a carga em um ponto mais afastado da estrada” cita Iron Fernandes Pinto, de 53 anos, morador de um sítio da região. Segundo ele, vários moradores, assim como pessoas das indústrias, entraram em contato com a Prefeitura, pedindo medidas no local, mas, nenhuma previsão para obras no local foi dada.

“Chegamos até a fazer uma obra no local, usando dinheiro da empresa, para melhorar a situação mas acaba sendo insuficiente. Quando há caminhões com problema no local acaba sendo um problema também para moradores dos sítios adiante que não tem nenhuma outra estrada para prosseguir”, comentou Adan Lenharo, Gerente da empresa Petraquímica (para onde o caminhão seguia). Segundo ele, pelo menos toda semana há um veículo com dificuldade no local.

Um trator da Prefeitura esteve no local, por volta das 13h30min e retirou o veículo do local. Em contato com Jaime Gonçalves, Secretário de Serviços públicos de Apucarana, foi informado que já há um projeto para pavimentação do local. "A ideia é pavimentar a estrada toda, desde os sítios até o início, próximo às industrias, no entanto, essa pavimentação precisa considerar fatores climáticos, só podemos fazer em tempos de sol, além de ser uma obra que leva tempo", relatou o secretário. Segundo ele, não há ainda uma previsão para quando a obra, no local, terá início.