Apucarana

Hospital da Providência terá novas especialidades em residência médica

Da Redação ·
Apucarana: Hospital da Providência terá novas especialidades em residência médica  - Foto: Divulgação
fonte: TNONLINE
Apucarana: Hospital da Providência terá novas especialidades em residência médica - Foto: Divulgação

Este ano o Hospital da Providência de Apucarana completará a grade de especialidades autorizadas pelo Ministério da Educação para o programa de residência médica com a implantação dos novos cursos de Pediatria e Cirurgia Geral.

O programa, que teve início em 2014 com o apoio da prefeitura e Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, ainda tem vagas para as especialidades de Medicina da Família e Comunidade e Clínica Médica, que atualmente é o único curso em vigor, com as três vagas autorizadas preenchidas. A partir de março, após processo seletivo que consiste em exame teórico escrito e análise de currículo dos candidatos, novas turmas serão formadas e passarão a fazer parte da equipe de atendimento do Hospital da Providência e Hospital da Providência Materno Infantil para aprendizado prático.

Os residentes ainda passam por atividades e disciplinas teóricas ministradas por preceptores, que são médicos orientadores. A médica residente Raquel Prado conta que para sua carreira, a residência é um diferencial, uma vez que ela planeja futuramente cursar a subespecialidade de Terapia Intensiva, que tem como pré-requisito a formação em Clínica Médica.

“A experiência de estar em diversos setores de um hospital traz conhecimento em diversas áreas da clínica médica, como cardiologia, hematologia, nefrologia, entre outras. Por isso abre portas para outros cursos de formação”, ressalta.

Ela ainda comenta que devido ao hospital ser referência em urgência e emergência e ter grande demanda, o aprendizado é constante. “Noventa e nove porcento da residência é prática, mas a análise, discussão e produção de artigos também é fundamental”, afirma.

As inscrições ocorrem a partir do dia 11 de fevereiro pelo site www.hospitaldaprovidencia.org.br. E os documentos solicitados para a participação na seleção devem ser encaminhados pelos candidatos ao setor de projetos, pessoalmente ou via SEDEX, até o dia 16 de fevereiro. Os documentos necessários para a inscrição são: fotocópia do diploma médico ou declaração de conclusão de curso, fotocópia da carteira de identidade, CPF e 2 fotos 3X4 recentes. A taxa de inscrição é R$210,00 (duzentos e dez reais).

continua após publicidade