MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Professores  protestam contra medidas do governo do Paraná

Portando faixas e cartazes com críticas ao governo do Estado, dezenas de professores da rede pública estadual de ensino se reuniram na manhã desta terça-feira (3) em frente à sede do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, na Avenida Munhoz da Roc

Da Redação

·
Portando faixas e cartazes com críticas ao governo do Estado, cerca de 100 professores da rede pública de ensino fizeram ato de protesto hoje em Apucarana - Foto: Dirceu Lopes
Icone Camera Foto por Reprodução
Portando faixas e cartazes com críticas ao governo do Estado, cerca de 100 professores da rede pública de ensino fizeram ato de protesto hoje em Apucarana - Foto: Dirceu Lopes
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.02.2015, 11:19:00 Editado em 27.04.2020, 20:03:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Portando faixas e cartazes com críticas ao governo do Estado, dezenas de professores da rede pública estadual de ensino se reuniram na manhã desta terça-feira (3) em frente à sede do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, na Avenida Munhoz da Rocha, na Barra Funda. Eles protestaram contra a falta de pagamento do salário de 37 mil servidores e também daqueles que têm sistema de contrato temporário, os chamados PSS, entre outras "insatisfações" da categoria, como o adiamento do pagamento do terço de férias, falta de funcionários e até de merenda escolar, conforme informou o professor Arildo Ferreira de Castro, presidente da APP-Sindicato (núcleo de Apucarana).

"A classe exige que o governo do Paraná faça o pagamento dos atrasados e trate os(as) educadores(as) com mais respeito. O Ensino Público hoje está um caos no Paraná, com carência de funcionários e atraso de pagamento; no momento não há mínima condição para que o ano letivo seja iniciado na próxima segunda-feira (9)", frisou Arildo.

continua após publicidade

Professor João Calegari durante pronunciamento
durante mobilização da categoria
Foto: Dirceu Lopes

continua após publicidade



ASSEMBLEIA/GREVE - Manifestações similares ocorreram nesta terça-feira em várias cidades do Paraná e no sábado acontecerá uma assembleia geral da categoria em Guarapuava, na região central do Estado, quando os professores da rede pública estadual poderão optar inclusive pela realização de greve.

O professor Arildo lembrou que na última quinta-feira (29) o governo do estado anunciou que não iria efetuar o pagamento do abono de férias do funcionalismo público e nem a rescisão dos contratos PSS. "Além disso, o pagamento dos hospitais que atendem pelo SAS está atrasado e funcionários(as) de escola foram demitidos(as)", ressalta o presidente da APP-Sindicato de Apucarana.

Já o governo do Paraná alega não ter caixa suficiente para fazer os pagamentos de imediato. "A falta de definições e datas concretas para a realização dos pagamentos causa uma enorme insegurança em todo o funcionalismo público. O governo demonstra, mais uma vez, o descontrole na gestão do dinheiro e a falta de respeito com a educação", completou o professor Arildo.

OPINIÃO DO GOVERNADOR - Durante sua posse, no domingo (1º), o governador Beto Richa classificou a atitude da APP-sindicato como "partidária".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Professores  protestam contra medidas do governo do Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!