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Hospital da Providência tem R$ 3,4 mi em dívidas

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Foto: Divulgação
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Queremos que a sociedade conheça a realidade do hospital” Guilherme da Silva Borges, diretor executivo do HP.  O Hospital da Providência (HP) e o Hospital da Providência Materno Infantil de Apucarana estão criando um canal de comunicação com a comunidade para prestação de contas e troca de informações.

O chamado “Grupo de Contato” vai unir representantes do setor público, entidades filantrópicas e empresários, além de membros do corpo clínico dos hospitais e colaboradores em reuniões bimestrais para debater assuntos administrativos e projetos futuros para as instituições. A primeira reunião do Grupo de Contato aconteceu na noite de quinta-feira. Na ocasião, a diretoria do HP apresentou uma prestação de contas, com valores de recursos recebidos, despesas e os principais índices de serviços do hospital.

Hoje, o hospital tem dívidas parceladas que somam mais de R$ 3,4 milhões.  “Em 2014, foram realizados por mês, em média, 4.290 consultas, cerca de 330 atendimentos de urgência e emergência em nosso pronto socorro e mais de 200 partos. É um trabalho muito amplo para os hospitais que são referências para Apucarana e outros 17 municípios da região”, explanou o diretor executivo do HP, Guilherme da Silva Borges. Ele ressaltou ainda que 2014 foi fechado com saldo positivo para as organizações. “Até 2013 havia déficits nos dois hospitais, o que gerou dívida de R$ 3.412.173,32. Mas em 2014 conseguimos conquistar um leve superávit e com isso vamos pagando as parcelas de empréstimos.

Estimamos que em 28 meses tudo esteja quitado, mas até lá não temos recursos próprios para investimento, por isso também estamos implantando a captação de recursos para buscar apoio junto a pessoas jurídicas, ONGs e setor público”.

Ainda de acordo com o diretor executivo, no ano passado a principal fonte de receita para compra de novos equipamentos e mobiliário foram doações e projetos de incentivos de entidades, que somaram o valor de R$ 227.722,15. Na reunião ainda foram apresentadas novas implantações administrativas, como a criação do setor de gestão de custos, auditoria de processos e reestruturação do escritório da qualidade. Borges acredita que o Grupo de Contato vai contribuir para o vínculo entre as demandas da sociedade e a atuação estratégica da diretoria do hospital. “O HP precisa de uma voz junto à comunidade, para informar as dificuldades, os planejamentos, as metas para 2015, enfim, para compartilhar os desafios e receber apoio.

A crítica é sempre bem-vinda, mas precisamos de algo mais, queremos que a sociedade conheça a realidade do hospital”, afirmou o diretor executivo. 

A diretora geral do HP, Irmã Geovana Aparecida Ramos, também acredita na eficácia do contato entre o hospital e a sociedade organizada de Apucarana e região. “É importante resgatar a história dos 68 anos do HP, que sempre esteve próximo da cidade. Mesmo com dificuldades, vemos horizontes de voltar a nos aproximar da comunidade, que esteve afastada, mas cuja relação é fundamental para evoluirmos”, conclui a irmã.  A próxima reunião do Grupo de Contato acontece em 27 de março.




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