Apucarana

Missa sertaneja celebra aniversário de Apucarana

Da Redação ·
Missa sertaneja celebra aniversário da cidade - Foto: Arquivo
Missa sertaneja celebra aniversário da cidade - Foto: Arquivo

A Diaconia São Francisco de Assis promoverá no dia 28 de janeiro a 3ª missa sertaneja em Ação de Graças pelos 71 anos de Apucarana. A celebração vai ocorrer às 17 horas, no Parque Ecológico São Francisco de Assis, localizado dentro da área do Parque Biguaçu. Detalhes do evento foram divulgados nesta terça-feira (20/01), em entrevista coletiva à imprensa, concedida pelo vice-prefeito, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), por membros da diaconia e pelo coordenador municipal de turismo religioso, Mário Felipe.

continua após publicidade

Junior da Femac lembra que São Francisco de Assis é o padroeiro da ecologia e que Apucarana possui uma natureza privilegiada. “Temos aqui um conjunto de colinas e muitas nascentes. Há ainda o encontro da mata atlântica com as araucárias, além de uma série de outros atrativos naturais. Por isso, nada mais justo do que render homenagem a essa natureza exuberante com uma missa no Parque São Francisco de Assis, perto do Ribeirão Biguaçu”, frisa Junior da Femac. De acordo com o vice-prefeito, a missa aliará a religiosidade com aspectos culturais. “A raiz do nosso povo é essencialmente sertaneja. A missa será celebrada nesse ambiente maravilhoso, em meio a um espaço verde, resgatando as tradições e despertando cada vez mais a fé e a religiosidade do nosso povo”, destaca Junior da Femac, lembrando que outras celebrações religiosas integram a programação de aniversário da cidade. “No dia 1º de fevereiro, às 19h30, haverá uma missa em ação de graças pelos 71 anos de Apucarana na Catedral Nossa Senhora de Lourdes. Também há vários cultos programados em homenagem ao aniversário de Apucarana”,  completa. Segundo Mário Felipe, coordenador municipal de turismo religioso, a missa sertaneja será presidida pelo padre Jefferson Nogueira da Mata. “É um ambiente idealizado para as famílias, onde as crianças e os participantes poderão ver a gruta, a água e o espaço verde.

A missa será animada pelo Coral  Vozes da Terra, tendo ainda a participação do Grupo de Catireiros da Paróquia Cristo Sacerdote”, cita Mário Felipe. Otília Brizola Siqueira, coordenadora da Diaconia São Francisco de Assis, informa que o parque fica na Rua Clóvis da Fonseca, esquina com a Rua Bandeirantes (ao lado da capela da Diaconia). “O parque é um espaço que a comunidade assumiu para cuidar. Além da limpeza, há um cuidado especial com as flores e as placas. É um lugar que tem tudo a ver com São Francisco de Assis, que é o padroeiro da ecologia”, pontua.