Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Nossa Senhora de Lourdes ganha gruta subterrânea

.

Image Background

As obras da gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que será construída no Parque da Redenção, na estrada do Barreiro em Apucarana, tiveram início na semana passada. Máquinas de terraplanagem e de fundação preparam o local para o projeto. A construção foi idealizada em outubro do ano passado, quando a área turística passou a ser administrada pela Mitra Diocesana. A iniciativa partiu de devotos da padroeira do município e da diocese, que buscavam um local para construir a gruta e homenagear a Santa.

O coordenador da comissão da construção da gruta, Marcos Bueno, explica que o projeto inicial da obra teve que ser alterado. “Foi feita uma nova maquete, que alterou o tamanho da planta e alguns detalhes da gruta. A largura, por exemplo, passou para 16x18, e a altura para 8 metros. A imagem de Nossa Senhora, que cogitamos trazer de Lourdes, na França, provavelmente será esculpida em concreto pelo próprio escultor da obra, pois ficará no tempo e portanto requer cuidados”, detalha Bueno. 

Ainda segundo o coordenador, a gruta será subterrânea e vai comportar um complexo de água benta com a imagem do Arcanjo Rafael, considerado portador da cura. Também haverá a Capela do Divino Pai Eterno, além de um nicho para a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que vai fazer uma releitura da gruta de Lourdes, na França. Na terceira laje está previsto um mirante com rampa, com a imagem do arcanjo Gabriel.  Ao lado da gruta será feito ainda um jardim temático na forma de um Rosário Mariano, um atrativo a mais de visitação para os fiéis.

“Queremos fazer da gruta um verdadeiro santuário em termos de estrutura. Será um ambiente rústico, com ornamentação de plantas, além da queda de água. O primeiro passo das obras, no momento, é mexer com a terra, para depois levantarmos a estrutura da gruta”, diz Bueno.  A obra está estimada em R$ 250 mil e uma campanha está aberta para arrecadação de doações.

O pedido do Bispo Dom Celso Antônio Marchiori é que a gruta esteja concluída até outubro, mês do encerramento do Jubileu de Ouro da Diocese de Apucarana. Para a data, estão previstas atividades de celebração dos 50 anos no Parque da Redenção, que também deve receber melhorias, segundo Bueno.  


REQUINTE - O coordenador destaca que o projeto é requintado. “O turismo religioso em nossa cidade será transformado com essa obra. O principal objetivo é, sem dúvida, a parte devocional, por Nossa Senhora de Lourdes ser a padroeira dos enfermos. Mas queremos unir devoção e turismo, pela beleza do complexo”, conclui Bueno.




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber