MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Calor e chuva propiciam proliferação da dengue

A estação mais quente do ano é também a mais favorável à proliferação do mosquito transmissor da dengue. No verão, o comportamento do Aedes aegypti tende a se intensificar com as temperaturas elevadas e as chuvas irregulares, e coloca em alerta as autorid

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.01.2015, 09:17:00 Editado em 27.04.2020, 20:04:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A estação mais quente do ano é também a mais favorável à proliferação do mosquito transmissor da dengue. No verão, o comportamento do Aedes aegypti tende a se intensificar com as temperaturas elevadas e as chuvas irregulares, e coloca em alerta as autoridades de saúde.

Segundo dados da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, foram 291 notificações de dengue neste ano epidemiológico, iniciado em julho do ano passado, nos municípios da região. Sete casos foram confirmados. Arapongas é a cidade em que o índice chamou mais atenção, foram 155 notificações e 2 casos confirmados. Em Jandaia do Sul, as notificações foram 59 e as confirmações de dengue 3. Apucarana teve 39 notificações, mas nenhum caso confirmado no período.

continua após publicidade

Durante toda esta semana, agentes da dengue do
município estão trabalhando para
combater o Aedes aegypti - Foto: Dirceu Lopes

continua após publicidade



Marilândia e Novo Itacolomi tiveram um caso confirmado cada município. Para o superintendente da Vigilância Epidemiológica da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, Aguinaldo Aparecido Ribeiro, os números da 16ª RS preocupam. “Em função de Apucarana estar situada em uma região de entroncamento entre Londrina e Maringá, onde o fluxo de pessoas é muita intenso diariamente, o risco de uma pessoa de fora da cidade trazer o vírus consigo é grande”.

Durante toda a semana passada, agentes da dengue do município estão realizando o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). O resultado sai ainda nesta semana. O último LIRAa foi de 0,5%, o que significa que de cada 100 domicílios, em 5 foram encontradas larvas do mosquito da dengue. “O preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é até 1%, portanto nosso índice ainda é de baixo risco, felizmente”, afirma Ribeiro.

O MOSQUITO - O Aedes aegypti pica durante o dia e a noite, ao contrário do mosquito comum que se alimenta somente durante a noite, segundo o superintendente de epidemiologia. Eles se reproduzem dentro ou nas proximidades das habitações, em recipientes onde se acumulam água limpa, como vasos de plantas, cisternas, garrafas pet, bebedouros de animais, entre outros.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Calor e chuva propiciam proliferação da dengue"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!