Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Apucarana: Novo local para devoção

.

As obras da gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que será construída no Parque da Redenção, na estrada do Barreiro em Apucarana, tiveram início essa semana. Máquinas de terraplanagem e de fundação preparam o local para o projeto.

A construção foi idealizada em outubro do ano passado, quando a área turística passou a ser administrada pela Mitra Diocesana.

A iniciativa partiu de devotos da padroeira do município e da diocese, que buscavam um local para construir a gruta e homenagear a Santa. O coordenador da comissão da construção da gruta, Marcos Bueno, explica que o projeto inicial da obra teve que ser alterado. “Foi feita uma nova maquete, que alterou o tamanho da planta e alguns detalhes da gruta. A largura, por exemplo, passou para 16x18, e a altura para 8 metros.

A imagem de Nossa Senhora, que cogitamos trazer de Lourdes, na França, provavelmente será esculpida em concreto pelo próprio escultor da obra, pois ficará no tempo e portanto requer cuidados”, detalha Bueno.  Ainda segundo o coordenador, a gruta será subterrânea e vai comportar um complexo de água benta com a imagem do Arcanjo Rafael, considerado portador da cura. Também haverá a Capela do Divino Pai Eterno, além de um nicho para a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que vai fazer uma releitura da gruta de Lourdes, na França.

Na terceira laje está previsto um mirante com rampa, com a imagem do arcanjo Gabriel.  Ao lado da gruta será feito ainda um jardim temático na forma de um Rosário Mariano, um atrativo a mais de visitação para os fiéis. “Queremos fazer da gruta um verdadeiro santuário em termos de estrutura. Será um ambiente rústico, com ornamentação de plantas, além da queda de água. O primeiro passo das obras, no momento, é mexer com a terra, para depois levantarmos a estrutura da gruta”, diz Bueno. 

A obra está estimada em R$ 250 mil e uma campanha está aberta para arrecadação de doações. O pedido do Bispo Dom Celso Antônio Marchiori é que a gruta esteja concluída até outubro, mês do encerramento do Jubileu de Ouro da Diocese de Apucarana. Para a data, estão previstas atividades de celebração dos 50 anos no Parque da Redenção, que também deve receber melhorias, segundo Bueno.  REQUINTE O coordenador destaca que o projeto é requintado. “O turismo religioso em nossa cidade será transformado com essa obra. O principal objetivo é, sem dúvida, a parte devocional, por Nossa Senhora de Lourdes ser a padroeira dos enfermos. Mas queremos unir devoção e turismo, pela beleza do complexo”, conclui Bueno.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber