Apucarana

Cadeirantes de Apucarana são beneficiados por programa federal

Da Redação ·
Foto: Edson Denobi
Foto: Edson Denobi

Representando o prefeito Beto Preto (PT), o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), enfermeiro Roberto Kaneta, participou nesta sexta-feira (05/12), na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap), da entrega de mais oito cadeiras de rodas motorizadas a apucaranenses inscritos no programa federal “Viver sem Limites”. 

continua após publicidade

Criado em 2011, a iniciativa integra o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e visa fomentar programas e outras ações no sentido de garantir autonomia, liberdade e independência deficientes físicos brasileiros. “É um compromisso do prefeito Beto Preto (PT) viabilizarmos o maior número possível de cadeiras, e é neste sentido que atuamos em Apucarana nesta parceria com a Adefiap.

Este é um importante programa que proporciona melhor qualidade de vida aos beneficiados”, ressalta Kaneta.

continua após publicidade

Cada cadeira motorizada custa em torno R$5 mil, e a verba é liberada pelo Governo Federal via Fundo Municipal da Saúde. No final de novembro, outros oito cadeirantes de Apucarana já haviam sido contemplados pelo programa. 

Na parceria, a Adefiap, entidade vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), é responsável pelo cadastro dos interessados, solicitação, compra e repasse da cadeira. “Já a Autarquia de Saúde atua no trâmite burocrático, avaliação e análise da necessidade, e intermediação para liberação dos recursos federais”, explica o diretor-presidente da AMS. De acordo com ele, além de cadeiras motorizadas, o “Viver sem Limites” fornece ainda cadeiras convencionais e de banho aos cadeirantes. 

Segundo resultados divulgados pelo IBGE, do Censo 2010, o Brasil possui 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população. Cadeirantes interessados em cadastrar no programa podem procurar a Adefiap, que funciona na Rua Ponta Grossa, 821 – Telefone: 3423-2822.