Apucarana

Capacitação aborda atenção a pacientes com Aids

Da Redação ·
Fotos: Edson Denobi
Fotos: Edson Denobi

Buscando vencer o preconceito e reforçando as normas de biossegurança, o Núcleo de Aconselhamento, Testagem e Tratamento de Apucarana (Natta) promoveu nesta quinta-feira (13/11) uma palestra direcionada a profissionais da área de odontologia. Além do aspecto clínico que envolve o AIV/Aids, o treinamento abordou questões éticas, sociais e legais no atendimento a portadores da doença.

continua após publicidade

Realizado em parceria com a Autarquia Municipal de Saúde, o evento reuniu no polo da UAB cerca de 70 profissionais que trabalham em consultórios odontológicos da rede pública. “Participaram cirurgiões dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal que trabalham nos 25 consultórios odontológicos e no Centro de Especialidades Odontológicas”, afirma Emídio Bachiega, diretor do Departamento Municipal de Odontologia.

Um dos palestrantes foi o médico infectologista José Ruy Conde Alves, que presta serviços no Natta e apresentou um histórico da doença, além de passar informações sobre diagnóstico e tratamento.

continua após publicidade

Já a cirurgiã dentista Adriana Prestes do Nascimento Palu, que também atua no Natta, abordou o tema biossegurança na área de odontologia.

Conforme Adriana, os profissionais devem seguir as normas universais de biossegurança e o principal risco está relacionado a acidentes de trabalho, especialmente com instrumentos perfurocortantes. “Estamos reforçando os cuidados que devem ser tomadas pelos profissionais, como a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a esterilização de todos os materiais utilizados durante o procedimento”, cita a cirurgiã dentista.

Conforme Elisabete Pereira, coordenadora do Natta em Apucarana, a capacitação envolveu também aspectos legais, sociais e éticos. “O atendimento deve ocorrer de forma igualitária nos consultórios odontológicos e o paciente não é obrigado a identificar que é portador da doença’, frisa Elisabete, lembrando que o treinamento foi realizado dentro do Programa Municipal de DST/Aids, sendo mais uma ação  preparatória ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que acontece no dia 1º de dezembro. “Estamos ainda definindo as atividades que serão desenvolvidas neste dia e, assim que tivermos a programação, estaremos fazendo uma ampla divulgação”, finaliza a coordenadora do Natta.