Apucarana

Emissões de CNH aumentam na região

Da Redação ·
A expectativa do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) é que o número de candidatos à primeira habilitação no período seja 30% maior em todo o Estado - Foto: Sérgio Rodrigo
A expectativa do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) é que o número de candidatos à primeira habilitação no período seja 30% maior em todo o Estado - Foto: Sérgio Rodrigo

A procura por aulas de direção nas autoescolas por pessoas que querem tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) historicamente aumenta entre os meses de dezembro e março. A expectativa do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) é que o número de candidatos à primeira habilitação no período seja 30% maior em todo o Estado. Nas duas principais cidades da região, o ano deve fechar com aumento na emissão dos documentos. Segundo dados do Detran, em Apucarana, o número de emissões cresceu 11% entre janeiro e outubro, no comparativo entre o mesmo período do ano passado. Foram 167 CNHs emitidas a mais em 2014. 

continua após publicidade

Em Arapongas, foram 250 emissões de habilitações a mais nesse ano (1.536 em 2014 contra 1.286 em 2013), um aumento de 19%. 

O chefe da 17ª Ciretran de Arapongas, Laércio Scarpeta, explica que a demanda costuma aumentar a partir de novembro, já que as pessoas aproveitam as férias e o décimo terceiro salário para fazer as aulas práticas para primeira habilitação, alteração ou inclusão de categoria, e outros serviços. “Além disso, elas aproveitam o preço antigo oferecido pelas autoescolas, uma vez que as taxas do Detran são corrigidas pelo governo em janeiro, e com isso repassadas aos alunos pelas autoescolas”, explica Scarpeta. 

continua após publicidade

O auxiliar de escritório de Apucarana, Gustavo Henrique Delarme, 23 anos, está tirando a primeira habilitação e aproveitou, justamente, o dinheiro das férias para pagar o curso da autoescola. “Como entrou um dinheiro a mais, direcionei o pagamento para uma necessidade, que era a CNH. Comecei as aulas teóricas em agosto, e agora estou fazendo as práticas. Espero que até dezembro esteja com minha carteira em mãos”, diz. 

Ainda de acordo com dados do Detran, hoje, em Apucarana, 58.283 pessoas possuem habilitação. O número em Arapongas chega a quase 56 mil. Foram 3.400 novos motoristas formados em Apucarana e Arapongas em 2014. Nesse período de fim e início de ano, mais de 300 emissões de CNH são feitas por mês em Apucarana, segundo o presidente da Associação das Autoescolas de Apucarana, Rildo Galeriani.

Ele observa, no entanto, que a aquisição de veículos tem reduzido, e durante o ano a procura pelas aulas de autoescola não é tão grande como no passado. “Esse período de final de ano continua sendo o melhor para alavancar as matrículas. Também porque a partir de janeiro, o valor das habilitações deve ter um reajuste de 10 a 15%”, conclui.