MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

‘Dia D’ contra polio e sarampo mobiliza 22 UBS em Apucarana

Acompanhando a mobilização nacional, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS), de Apucarana, iniciou ontem, a vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e sarampo. A campanha, que acontece em 22 postos de saúde com sala de vacinação, será realizada

Da Redação

·
Fotos: Sérgio Rodrigo
Icone Camera Foto por Reprodução
Fotos: Sérgio Rodrigo
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.11.2014, 09:24:00 Editado em 27.04.2020, 20:06:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Acompanhando a mobilização nacional, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS), de Apucarana, iniciou ontem, a vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e sarampo. A campanha, que acontece em 22 postos de saúde com sala de vacinação, será realizada até dia 28 deste mês. A meta no município é vacinar 10.123 crianças contra a paralisia infantil e 7.310 com a vacina tríplice viral, que além de sarampo, previne caxumba e rubéola.

continua após publicidade

O público alvo para a imunização contra poliomielite são crianças com idade a partir de seis meses até cinco anos incompletos. O de sarampo atende a faixa etária a partir de um ano até cinco anos incompletos. “O objetivo, além de imunizar contra a paralisia infantil, é disseminar o vírus vacinal uma vez que 10 países da África, Ásia e Oriente Médio estão enfrentando epidemia da pólio, e não podemos descartar a possibilidade do vírus ser reintroduzido no país. O organismo das crianças imunizadas cumpre a função de liberar o vírus vacinal no meio ambiente o qual combate o vírus transmissor da doença”, explica o secretário de Saúde, Roberto Kaneta, que participou da abertura da campanha.

A conscientização dos pais e responsáveis sobre a importância da vacinação garante a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de imunizar 95% da população alvo. “É um ato de carinho e de cuidado para que nossas crianças cresçam saudáveis e que levem consigo este aprendizado para que, na fase adulta, façam o mesmo com seus filhos”, disse o eletricista Roberto de Barros, 36 anos. Ontem ele levou a filha Eshyla, de 4 anos, na Unidade Básica de Saúde Osvaldo Damin, conhecida como UBS Jaboti. A menina surpreendeu a enfermeira durante a aplicação da vacina contra sarampo. A dose contra pólio é oral, em gotinhas, e a vacina tríplice viral é injetável. “Ela não tem medo da agulha”, afirmou o pai.

continua após publicidade

Mãe de dois filhos, a professora Laura Cardoso, 30 anos, levou a caçula Elisa de 1 ano e 10 meses para a imunização. “É importante proteger as crianças e aproveitar que o governo está disponibilizando a vacina”.

A AMS orienta que os pais dirijam-se até as munidos da carteira de vacinação. Além de registrar a medicação, poderá ser verificado se há vacinação em atraso, como aconteceu com a pequena Emanuele, de dois anos e 3 meses, filha do maquinista Jucemar de Oliveira, 34 anos. “Ela tinha uma vacina em atraso. Agora já está tudo certo”, afirma.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "‘Dia D’ contra polio e sarampo mobiliza 22 UBS em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!