Apucarana

Cemitérios de Apucarana recebem 50 mil visitantes neste Finados

Da Redação ·

Cerca de 50 mil pessoas passaram pelos dois cemitérios de Apucarana neste feriado de Finados. Os números foram divulgados pela Autarquia Municipal de Serviços Funerários (Aserfa), que aproveitou a movimentação para intensificar a divulgação do recadastramento de túmulos do Cemitério Cristo Rei. 

continua após publicidade

Funcionários da autarquia permaneceram de plantão no Cristo Rei, tanto no sábado como domingo, para fazer o recadastramento. Também distribuíram panfletos e instalaram banners na entrada do cemitério orientando a população sobre a medida. Titulares com aforamento perpétuo de terreno não edificado, edificado vazio ou edificado abandonado no cemitério devem comparecer à Aserfa até o dia 31 de dezembro para recadastramento e comprovação da propriedade.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na sede da autarquia – Rua Gastão Vidigal, 777, próximo ao terminal urbano de passageiros. A medida visa regularizar as áreas e otimizar o ambiente do local.

continua após publicidade

O título de aforamento perpétuo foi concedido até 1989, ano em que foi criada a Aserfa, e estabelecido o monopólio dos serviços póstumos ao poder público municipal. Os terrenos cujas propriedades não forem comprovadas no tempo hábil, sendo detectados abandono de sepultura ou o não recadastramento, serão revertidos ao patrimônio público. O telefone para contato com a Aserfa é o (43) 3422-1053.

Melhorias

Os milhares de visitantes do Cemitério Cristo Rei puderam verificar as melhorias executadas pela prefeitura no local. Na lista de obras constam a recuperação total das ruas internas; construção de calçadas em todo o entorno do cemitério; e total revitalização da praça frontal, que recebeu novos passeios em paver e instalação do piso tátil. Outra intervenção foi executada no final da praça, com a construção de um recuo para a entrada do ônibus do transporte coletivo. 

Dentro do plano de revitalização, a administração municipal promoveu ainda serviços de reparos gerais como limpeza, pintura e paisagismo. Foram restauradas a capelinha, o telhado da guarita e da administração na entrada do cemitério. O portão principal também passou por reforma e a imagem do Cristo Rei ganhou nova pintura e iluminação especial.