Apucarana

Cemitérios já começam a receber visitantes

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Cemitérios já começam a receber visitantes
Cemitérios já começam a receber visitantes

Cerca de 120 mil pessoas devem movimentar os cemitérios das principais cidades da região no Dia de Finados, que acontece amanhã. No entanto, já espera-se hoje grande movimento nos locais, já que muitas pessoas antecipam a visita para evitar a grande multidão no domingo. 

O diretor-superintendente da Autarquia de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa), Franciley Preto Godoy, o Poim, espera que cerca de 50 mil pessoas passem pelo Cemitério Cristo Rei amanhã. Já nos cemitérios da Saudade e do Pirapó, a expectativa é de até 5 mil pessoas em cada um. “A única recomendação da Prefeitura é que não haja desperdício de água”, ressalta, em relação a limpeza do cemitério. 

A dona de casa Lucimara Esprengoski veio de Corumbataí (SP) com o marido e os filhos para visitar o túmulo da família, no Cemitério Cristo Rei. “Resolvemos vir antes para podermos visitar o túmulo da família do meu marido no Dia de Finados. Achamos importante visitar sempre que podemos, pois é uma forma de respeitar quem já se foi”, conta ela, ao visitar o túmulo do pai, tio e irmão.

Em Arapongas, a expectativa é que 40 mil pessoas passem pelo Cemitério Municipal, o único do cidade. O gerente do cemitério, Olívio Garbin, afirma que melhorias foram realizadas para o maior conforto dos visitantes. “Temos banheiros novos e fizemos uma grande limpeza no local”, destaca.

IVAIPORÃ
A movimentação no Cemitério Municipal de Ivaiporã foi intensa ontem e promete ser maior hoje. Por conta do Dia de Finados, familiares fazem o serviço de limpeza e colocação de flores nos túmulos e jazigos dos entes queridos sepultados no campo-santo da cidade.

Segundo a dona de casa Cleide da Conceição Vicente, o momento de limpeza nos túmulos simboliza o respeito e traz muitos sentimentos. “A gente aproveita esse momento para pensar na vida e refletir sobre ela”, ressalta Cleide. Embora, ela e o marido Ovídio Natalino Vicente morem há 15 anos em Curitiba, todos os anos, nesta época, eles fazem questão de passar em Ivaiporã. “É um prazer poder cuidar e limpar o túmulo dos meus pais. Eles fizeram tantas coisas por nós enquanto eram vivos, que agora eu não poderia esquecer e abandonar eles”, destaca Ovídio.

Os preparativos para o Dia de Finados, também se tornam uma boa oportunidade para os vendedores melhorarem a renda. É o caso do sorveteiro José Barboza Machado, que desde segunda-feira se encontra com o carrinho no cemitério. “Com esse calor as vendas melhoram muito. A semana foi boa, mas amanhã (hoje) e domingo as vendas serão maiores ainda”. Segundo Machado, a data é uma das melhores no ano para a venda de sorvetes. A previsão da prefeitura é que neste sábado passem pelo cemitério cerca de 7 mil pessoas. Para amanhã, a previsão é de mais de 20 mil pessoas.

continua após publicidade