Apucarana

Cemitério Cristo Rei passa por revitalização

Da Redação ·
Prefeito Beto Preto e assessores durante vistoria em obras no Cemitério Cristo Rei - Foto: Assessoria de imprensa
Prefeito Beto Preto e assessores durante vistoria em obras no Cemitério Cristo Rei - Foto: Assessoria de imprensa

A Prefeitura de Apucarana realiza nesta quinta-feira (30/10), às 18 horas, solenidade de entrega das obras de reforma do Cemitério Municipal Cristo Rei. O andamento dos serviços foi acompanhado de perto pelo prefeito Beto Preto (PT). “Este local, ainda hoje chamado de cemitério novo, tem 53 anos de existência, e agora nós estamos promovendo uma verdadeira virada de página, reformando toda a estrutura deste ambiente. Em Finados, 50 mil pessoas vão passar por aqui e vão poder ver as transformações, comprovando os esforços da prefeitura em deixar o cemitério em condições de acolher melhor a todos que têm amigos e entes sepultados no local”, comunica o prefeito.

continua após publicidade

As melhorias foram executadas em conjunto pelas secretarias municipais de Obras e de Serviços Públicos. “Promovemos a recuperação total das ruas internas, bem como a construção de calçadas em todo o entorno do cemitério. Também executamos total revitalização da praça frontal, que recebeu novos passeios em paver, instalação do piso tátil, que favorece a questão da acessibilidade aos deficientes visuais, guias rebaixadas para acesso dos cadeirantes, entre outras benfeitorias”, enumera o prefeito.  Segundo ele, outra intervenção foi executada já no final da praça. “Construímos um recuo para a entrada do ônibus do transporte coletivo, facilitando o embarque e desembarque de passageiros e o próprio trânsito na Rua Nova Ucrânia, pois até então quando a circular parava no ponto, sem o recuo, interrompia o fluxo na via”, exemplifica.

De acordo com o secretário de Obras, Herivelto Moreno, somente em massa asfáltica, o investimento foi de R$50 mil, com recursos próprios do cofre municipal. “São cerca de 5 mil metros quadrados de pavimento que receberam uma camada impermeabilizante de lama asfáltica. No que tange as calçadas, a prefeitura executou cerca de 1,5 mil metros quadrados, garantindo acessibilidade a todos que passam pelo local”, reforça o secretário.

continua após publicidade


Prefeito Beto Preto esteve no Cemitério Cristo Rei
para vistoriar obras - Foto: Assessoria de imprensa

Ainda dentro do plano de revitalização, o governo municipal promoveu serviços de reparos gerais como limpeza, pintura e paisagismo. “Retiramos árvores secas (mortas) e tocos, e fizemos podas necessárias. Restauramos a capelinha, o telhado da guarita e da administração na entrada do cemitério. Reformamos o portão principal e a imagem do Cristo Rei também ganhou nova pintura e uma iluminação especial, que dá ainda mais destaque à imagem”, contou Helligtonn Gomes Martins, Superintendente Municipal de Obras.

Durante a visita às obras, o prefeito Beto Preto ratificou o seu compromisso de viabilizar um novo cemitério municipal. “Logo após o Dia de Finados vamos concretizar a compra de dois alqueires ao lado do cemitério dos ucranianos, na Barra Nova, para que então possamos pensar na execução de um projeto de um cemitério ecológico, popular, que possa dar vazão aos enterros da cidade, atendendo com carinho todas as famílias de Apucarana”, disse.