Apucarana

APL Bonés faz 10 anos e homenageia colaboradores

Da Redação ·
Prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT), discursa durante comemorativo da APL Bonés - Foto: Divulgação
Prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT), discursa durante comemorativo da APL Bonés - Foto: Divulgação

O aniversário dos 10 anos do Arranjo Produtivo Local (APL Bonés) foi marcado por um evento realizado na sexta-feira (24/10), na nova sede do Sebrae, e que reuniu empresários e representantes de entidades que integram o arranjo. Durante a cerimônia, foram prestadas homenagens a pessoas com atuação destacada dentro da governança do APL.

O evento comemorativo contou com a presença do prefeito de Apucarana, Beto Preto, do vice-prefeito, Sebastião Ferreira Martins Junior, do deputado federal Alex Canziani, do secretário municipal de Indústria e Comércio, Laércio Beani Costa, do gerente regional Norte do Sebrae, Heverson Feliciano, do coordenador do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex/Londrina),  Luis Paulo Bombassaro, e da gerente do Sesi de Apucarana, Márcia Kulka, além de representantes de entidades financeiras e acadêmicas, sindicatos dos trabalhadores e associações.


Apucarana: APL Bonés faz 10 anos e homenageia
colaboradores - Foto: Divulgação


O APL de Bonés tem a missão de promover e consolidar o desenvolvimento econômico sustentável do setor de bonés de Apucarana, como centro de excelência, trabalhando coletivamente com crescente participação no mercado. Durante o evento foi apresentado um vídeo onde os empresários participantes do APL contam a trajetória do arranjo, relatando ações que contribuíram para o desenvolvimento do setor nestes 10 anos.

A governança do APL homenageou ainda três pessoas que foram muito importantes dentro do Arranjo Produtivo Local de Bonés. O empresário e coordenador do APL de Bonés, empresário Jayme Leonel, e o coordenador do Sebrae de Apucarana, José Henrique Martins. Ambos foram homenageados pelo fato de atuarem desde a fundação do APL até os dias de hoje. Marisa Zanini, assessora técnica da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio, também foi homenageada pela atuação no desenvolvimento de projetos e serviços dentro do APL de Bonés.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, destaca a articulação entre empresários e entidades, visando ações coordenadas e o fortalecimento do setor. Ao parabenizar pelos 10 anos do APL, bem como os homenageados, o prefeito lembra que o Município colabora com o Arranjo Produtivo Local, destacando profissionais e recursos. “Semanalmente, a Prefeitura participa das reuniões da governança do APL, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e que teve uma das profissionais homenageadas. Além disso, incluímos no orçamento do Município recursos para serem utilizados no desenvolvimento de diversas ações, visando o fortalecimento do setor e a geração de emprego e renda”, ressalta Beto Preto.

continua após publicidade

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Laércio Costa, reforça que o  APL de Apucarana vem se fortalecendo ao longo dos anos e uma das recentes conquistas é  a participação, após seleção pública realizada pelo Governo Federal, de um programa que tem por objetivo aumentar a competitividade do setor. “Apucarana participa do programa junto com outros 27 arranjos produtivos, sendo que um dos principais objetivos é a elaboração do plano de desenvolvimento do setor”, assinala.

O APL de Apucarana foi criado em 2004 e conta, além de empresários do setor de confecções, com a participação de diversas entidades, como Abrafab’Q, Acia, Assibbra, Caixa Econômica Federal, FAP, Fecea, Sebrae, Senac, Sesi/Senai, Sivale, UTFPR e Prefeitura de Apucarana.