Apucarana

Câmara entrega Título de Cidadã Honorária à irmã Deonísia Diadio

Da Redação ·

A irmã, Dionísia Diadio, diretora do Colégio Nossa Senhora da Glória, é a mais nova cidadã honorária de Apucarana. A solenidade de entrega do título foi realizada nesta quinta-feira (23), no plenário da Câmara Municipal de Apucarana.

continua após publicidade

O título foi proposto pelo Legislativo Municipal através da vereadora Aurita Bertoli e teve aprovação unânime na Casa. “Agradeço a todos os vereadores por votarem de maneira favorável a esse projeto, a irmã Dionísia tem uma história de vida extremamente emocionante e, sem dúvida nenhuma merece receber essa homenagem”, disse Aurita.

Na ocasião, irmã Dionísia destacou que durante sua caminhada sempre priorizou os mais necessitados. “Nosso trabalho sempre é realizado com objetivo de servir e amar a vida do próximo, e nesse momento quero compartilhar esse título com cada pessoa aqui presente e, declarar que amo muito essa cidade”, ressaltou Dionisia.

continua após publicidade

Perfil

Aos 14 dias do mês de junho de 1968, na casa de João Diadio e Maria Ivankio Diadio, na cidade de Mandirituba nascia, uma menina. Descendente de ucranianos, cresceu praticante na fé a exemplo de seus pais.

Sua infância foi na roça e desde cedo aprendeu atribuições caseiras e no trato da Terra, juntamente com seus 07 irmãos. Muito cedo, após concluir seus estudos em Curitiba e Prudentópolis, foi para o noviciado, onde encontrou sua vocação e passou a desempenhar sua missão a partir de 1985 na Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada.

continua após publicidade

Chegou a Apucarana em 1990, durante este período, também, trabalhou em Prudentópolis e União da Vitória. E em 2001, assumiu a direção do Colégio Nossa Senhora da Glória.

Formada em Ciências Contábeis e Administração Escolar e com sua experiência educacional como professora, secretária, tesoureira, contadora, coordenadora pedagógica, administradora da casa, fez com que a Irmã Deonisia Diadio tivesse uma visão ampla dos aspectos educacionais e administrativos. Além dos trabalhos educacionais, sempre trabalhou em pastorais com crianças, jovens e adultos, junto à paróquia Divino Espírito Santo do rito Ucraniano.

O mérito recebido se deve ao fato de que ao desenvolver os trabalhos no Colégio, trabalha e prioriza a espiritualidade e valores cristãos, então, olha cada indivíduo como único, dotado de conhecimento e potencialidades.

continua após publicidade

Assim, a necessidade de ampliar os horizontes educacionais do “Glorinha” permanecia forte em seu coração, por isso em 2006 implantou o Ensino Médio, mas Apucarana e a comunidade escolar necessitava de um Ginásio de Esportes. Durante anos lutou para consegui-lo, enfim em 2009, com a Graça de Deus iniciaram-se as obras, concluídas em 2012 como Centro Esportivo Madre Josafata.

Com a forte vontade de ajudar onde houver mais necessidade, a Irmã Deonisia desempenha um forte papel educacional na cidade de Apucarana. Através do Colégio, proporciona aos alunos formação acadêmica, encontros espirituais, retiros espirituais, apresentações artísticas e esportivas e momentos de socialização. O Colégio, como entidade filantrópica, proporciona assistência educacional para alunos com vulnerabilidade social.

continua após publicidade

Comemorando, neste ano, 60 anos do Colégio em Apucarana, foram inúmeros alunos, famílias, comunidades que estudaram no Colégio Nossa Senhora da Glória e dele levam em seu coração a semente do bem, semente de ser uma pessoa melhor, um cidadão melhor. 

Por isso, a comunidade de Apucarana, com muito orgulho, confere este mérito à Irmã Deonisia Diadio.

 “A vida é um dom de Deus.” Toda pessoa que recebe de Deus um dom e o cultiva tem em seu coração um desejo profundo que ele produza frutos e que se multiplique na comunidade.

Para mim, o maior dom que Deus me deu é ser “Serva de Maria Imaculada”. Pela graça divina, louvo e agradeço por este dom, pois servindo e amando é a melhor maneira que retribuo a este chamado.