Apucarana

Justiça Eleitoral finaliza preparativos para a eleição - Veja Vídeo

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Justiça Eleitoral finaliza preparativos para a eleição - Veja Vídeo
Justiça Eleitoral finaliza preparativos para a eleição - Veja Vídeo

A Justiça Eleitoral está trabalhando finalizando preparativos para fazer com que as eleições, marcadas para amanhã, ocorram da maneira que foi planejada. Os últimos trabalhos estão sendo realizados para que a população possa escolher com tranquilidade os próximos presidente e governador, além dos membros do Senado, da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa.

continua após publicidade

De acordo com o juiz do Fórum Eleitoral da Comarca de Apucarana, Oswaldo Soares Neto, todas as 297 urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito do domingo já foram testadas, lacradas, seladas e embaladas. Os aparelhos estão programados para serem postos em funcionamento apenas uma hora antes do início da votação.

“Agora é o momento de organização interna e logística da Justiça Eleitoral. Amanhã [hoje] as urnas eletrônicas serão transportadas através de veículos dos Correios para todos os locais de votação, que é o local onde os aparelhos permanecerão até o dia da votação. Eles não poderão ser ligados ou mexidos de forma alguma, para que nada seja comprometido”, afirma o juiz.

continua após publicidade

De acordo com ele, o sábado também é o dia para que todos os locais de votação sejam adequados para receber os mais de 94 mil eleitores de Apucarana. “Ao longo do dia, as salas de aula dos estabelecimentos de ensino que servirão como locais de votação serão transformadas aos poucos em espaços preparados para receber os eleitores. Não só as salas, mas os corredores também, que recebem as placas indicativas das seções eleitorais. Tudo para facilitar a vida do eleitor”, explica Soares Neto.

Ainda segundo ele, todos os mesários e secretários de prédio já foram treinados e estão prontos para atuar nessas eleições. Ao todo, 1,4 mil pessoas irão trabalhar na organização do pleito só na Comarca de Apucarana, que engloba também Novo Itacolomi e Cambira.

Na Comarca de Arapongas, que engloba também Sabáudia, foram convocados 1.002 mesários e 76 secretários de prédio e auxiliares. Na Comarca de Ivaiporã, que abrange Jardim Alegre, Lidianópolis, Ariranha do Ivaí e Arapuã ainda estão sendo convocados 775 mesários e 162 auxiliares e secretários de prédios.

continua após publicidade

Entrega

Neste sábado, por volta das 7h da manhã as urnas eletrônicas começaram a ser distribuídas aos 26 pontos de votação, na cidade de Apucarana. "Serão 114 urnas, na 28ª Zona eleitoral e 183 urnas na 179ª Zona eleitoral. Como procedimento as urnas serão instaladas e testadas. A previsão é que até 9h a entrega esteja concluída, e que até às 13h todas tenham sido testadas" cita Jeane Genaro Volpato, chefe de cartório da 179ª Zona eleitoral ( que inclui Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi). Técnicos da justiça eleitoral estão de plantão para solucionar eventuais dificuldades.