Apucarana

Apucarana lança o“Outubro Rosa”

Da Redação ·
Ato contou com a presença do prefeito, Beto Preto, e da primeira-dama, Adriana Gonçalves - Foto: Edson Denobi/Assessoria de imprensa
Ato contou com a presença do prefeito, Beto Preto, e da primeira-dama, Adriana Gonçalves - Foto: Edson Denobi/Assessoria de imprensa

Em ato que contou com a presença do prefeito de Apucarana, Beto Preto e da primeira-dama, Adriana Gonçalves, foi divulgada a programação da campanha “Outubro Rosa”. O ato ocorreu nesta quarta-feira (02/10), na subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (AOB), contando ainda com a presença de representantes das entidades que organizam a campanha no Município. As ações acontecem ao longo de todo o mês, envolvendo caminhada, exames preventivos, palestras e espetáculo cultural.

Em Apucarana, o “Outubro Rosa” é promovido em parceria pela Fundação Cultural e Turismo (Funcap), secretarias municipais da Mulher e Assuntos da Família, Assistência Social, Saúde e Educação, Instituto Avon, Hospital da Providência, Fecomércio, Núcleo Regional de Educação, Sebrac, Sivana, Lions Clube Vitória Régia, Associação das Senhoras Rotarianas, Fábrica 49 e Sicoob.

Na abertura do evento, Beto Preto anunciou que, além dos exames preventivos e de diagnóstico do câncer de mama, a rede municipal de saúde ampliará neste período a oferta de exames relacionados ao câncer do colo do útero. “Normalmente, a campanha chama a atenção para uma enfermidade, que é o câncer de mama. Quero também chamar a atenção para o câncer do colo do útero, solicitando a ampliação do trabalho de análise e prevenção desta enfermidade, que é tão grave quanto o câncer de mama”, frisou.

Na sequência, cada uma das secretarias envolvidas divulgou a programação setorial do “Outubro Rosa”. O secretário municipal de Saúde, Roberto Kaneta, lembrou que até o dia 31 de outubro estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde os serviços de coleta de citologia oncótica, solicitação de mamografia, orientações, palestras e oficinas, além de atividades educativas, de nutrição e de qualidade de vida.

A diretora-presidente da Funcap, professora Maria Agar Borba Ferreira, informa que no dia 8 haverá uma caminhada, saindo da Prefeitura e seguindo até a Praça Rui Barbosa, onde será feita a soltura de mil balões. “No dia 28, através de uma parceria com o Sicoob, teremos o espetáculo com o Grupo Chorus que atualmente está em turnê pela América do Sul”, enfatiza Maria Agar.

A secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Machado, disse que a pasta vai contribuir com diversas palestras nos bairros e distritos. “Sabemos que muitas não têm condições de se descolar até o centro para participar das atividades. Muitas mulheres, com 50 e 60 anos, nunca fizeram um exame preventivo. Queremos levar a informação sobre a importância e onde fazer os exames”, salienta Denise.

De acordo com a secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, haverá palestras de prevenção ao câncer de mama dia 3 de outubro em São Pedro do Taquara, dia 7 no Jardim Ponta Grossa, dia 8 no Núcleo Habitacional João Paulo I, dia 9 na Vila Reis, dia 11 na Vila Rural Nova Ucrânia e dia 15 no Distrito de Pirapó. “Também teremos no dia 16 um Chá da Tarde com palestra sobre o câncer de colo e de mama para alunas do Centro de Oficinas da Mulher e, no dia 23 no mesmo local, um chá da tarde com roda de conversa com adolescentes sobre DST, gravidez precoce e suas consequências”, completa.

O Hospital da Providência também estará participando com uma atividade no dia 11 de outubro, no centro comunitário da Catedral Nossa Senhora de Lourdes. “Haverá palestras de orientação e conscientização sobre a importância do exame clínico das mamas com profissionais da saúde do hospital”, conta Renata Rivelini, psicóloga do Hospital da Providência, lembrando que o Sesc, o Cebrac e o Senac também estarão presentes nesta atividade com profissionais que farão exames de HGT (Hemoglicoteste) e pressão, além de oferecer momentos de beleza. Já no dia 12, está programada uma palestra, no Cine Teatro Fênix, com os médicos Bruno Pozzi e Willian Cavazana.

A secretária municipal de Assistência Social, Márcia Regina de Sousa, informa que no dia 8 de outubro haverá um coffee break e a palestra “A Importância do Auto Exame” no Centro de Referência da Assistência Social (Creas). “É uma atividade voltada para mães, irmãs e avós dos adolescentes atendidos pelo Creas, que também reunirá as idosas  do Centro Dia”, afirma Márcia, informando ainda que assistentes sociais e psicólogas estarão nos bairros, junto aos 38 grupos da terceira idade, levando orientações e distribuindo laços cor de rosa.

RELATOS – Durante a divulgação da programação, também foram feitos relatos de casos diagnosticados de câncer de mama. A secretária de Assistência Social revelou que uma funcionária da pasta teve o diagnóstico positivo. “É importante sabermos receber, acolher, orientar e direcionar. Ela não está no auxílio-doença, está trabalhando conosco e sendo cuidada por todos. Nós podemos doar uma palavra, um gesto, um afeto. Pode não curar, mas alivia”, assinala.

O secretário municipal de Saúde, Roberto Kaneta, relatou um caso familiar ocorrido em 1998, quando a sua esposa teve diagnosticado o câncer de mama. “Foi um processo complicado para a família, mas que mostrou a importância da informação e do diagnóstico precoce”, afirma, citando que uma pergunta feita pelo filho que, à época tinha 8 anos de idade, chamou atenção. “Ao receber a notícia, ele perguntou se a lesão era estrelada ou redonda, fator que determina a malignidade da doença. E nós não sabíamos onde ele teve acesso a essa informação”, conta.

continua após publicidade