Apucarana

Mortes por câncer de mama caem 42%

Da Redação ·
Foto
Foto

A 16ª Regional de Saúde lançou ontem a Campanha Outubro Rosa, em Apucarana. O movimento de mobilização contra o câncer de mama pode ser apontado como uma das causas para a redução das mortes, que caíram 42%. Entre janeiro e agosto do ano passado, 21 mulheres morreram em consequência da doença na área de abrangência da 16ª RS. Neste ano, houveram 12 mortes no mesmo período. 

continua após publicidade

Chefe da 16ª RS, Clara Ilza Lemes de Oliveira, atribui a diminuição às ações preventivas atreladas à campanha, como por exemplo, o diagnóstico precoce. “A campanha leva orientações com informações importantes”, sublinha.

Clara informa que, neste ano, as ações estão voltadas à melhoria da qualidade de vida da mulher com o advento do programa de Planejamento Familiar que consiste em orientações sobre a saúde sexual e reprodutiva da mulher. Para promover a vertente da Campanha Outubro Rosa, a regional realizou ontem palestra no Centro Josefino abordando a gestação de alto risco. 

continua após publicidade

Presente no evento, a coordenadora da Campanha de Prevenção e Controle do Câncer de Colo e Mama da 16ª RS, Mara Lima Vicente, acrescentou que, mesmo com todos os trabalhos, a campanha ainda tem como foco principal a prática de exames preventivos do câncer de mama e de útero. 

“Estamos promovendo a saúde para evitar o surgimento de novos casos. Porém os exames não deixam de ser importantes. Por conta disso, a mulher deve fazer exames de rotina, ir ao ginecologista e fazer exames específicos, como o diagnóstico precoce. Se for detectado com antecedência, o tratamento pode evoluir de forma positiva e satisfatória”, conclui. 

Mara ainda informa que a regional dispõe de duas unidades de tratamento em oncologia.

continua após publicidade

A programação oficial foi lançada hoje em evento na OAB de Apucarana. Secretários e pessoas ligadas à diversas entidades compareceram no evento onde foram apresentados detalhes da programação, que segue até o dia 28 de outubro com apresentação do grupo Chorus. Entre os presentes Roberto Kaneta, secretário municipal da saúde, Márcia Regina de Sousa, secretária de Assistência Social, Denise Canesin Moisés Machado e também a diretora da Fundação Cultural de Turismo de Apucarana (Funcap) Maria Agar Borba.

ARAPONGAS

Em Arapongas - que também integra a 16ª RS - a Secretaria Municipal de Saúde vai promover durante todo o mês de outubro ações voltadas a orientação e prevenção. Na programação estão previstas debates, palestras educativas com exames preventivos de colo de útero e de mama e tarde de beleza. 

A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana também terá ações especiais durante o mês.