Apucarana

Feira do Café movimentou Pirapó neste final de semana

Da Redação ·

Milhares de pessoas, de Apucarana e região, prestigiaram nesta última sexta, sábado e domingo (19 a 21/09), no Distrito de Pirapó, a 10ª Feira do Café (Feicafé). O prefeito Beto Preto (PT) participou de atividades nos três dias e enalteceu a trabalho de organização. “Esta sem dúvidas foi a melhor edição de todas. Ofereceu uma programação diversificada à altura da tradição histórica deste importante distrito, que construiu seus pilares a partir da cultura do ouro verde, que é o café”, disse Beto. 

Entre os eventos da décima edição estiveram os tradicionais concursos de Redação, Café Qualidade, Bolo do Café e Rainha do Café. “Também tivemos atividades técnicas direcionadas aos cafeicultores, exposição e desfile de máquinas agrícolas, praça de alimentação, missa campal, corrida pedestre e shows artísticos com artistas e bandas regionais”, destaca o prefeito. 

Neste ano, o título de Rainha ficou a cargo de Andressa Fernanda Monteiro, 15 anos, moradora do distrito da Caixa de São Pedro. Vanessa Clara Pereira da Silva, 15 anos, moradora da Rodovia do Milho, recebeu a faixa de 1ª princesa, e Taila Borges, 15 anos, do distrito do Pirapó, foi eleita a 2ª princesa. O evento, que foi um misto de festa e encontro técnico, reservou ainda homenagem à colônia japonesa, uma das etnias pioneiras de Apucarana e ainda hoje bastante presente na agricultura. 

Dentre as atrações culturais, que envolveram alunos da rede municipal de ensino, o prefeito Beto Preto (PT) destacou a apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Londrina, que abrilhantou ainda mais o último dia da feira. “Um presente para todos, em especial para os amantes da boa música sertaneja, embalada por um instrumento musical símbolo das raízes de Apucarana e região”, frisou. 

Uma promoção da Associação dos Cafeicultores de Apucarana, Rádio Massa FM, Emater e Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a 10ª Feicafé teve ainda apoio da Prefeitura de Apucarana, Ministério do Desenvolvimento Agrário, empresas do setor agrícola e instituições bancárias.

continua após publicidade