Apucarana

Festa do Café realiza premiação de concurso de redação

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Festa do Café realiza premiação de concurso de redação
fonte: Foto: Profeta
Festa do Café realiza premiação de concurso de redação

A Associação dos Cafeicultores de Pirapó premiou, na tarde deste domingo (21/09), os três primeiros colocados do concurso de redação realizado dentro da programação da 10ª Festa do Café. Desenvolvida em parceria com a prefeitura, através da Autarquia de Educação (AME) e da Fundação Cultural e de Turismo (Funcap), a iniciativa contou com a participação de aproximadamente mil alunos do 4º ano de todas as escolas da rede municipal de ensino.

Prestigiaram a entrega dos prêmios o prefeito de Apucarana, Beto Preto, e seu vice, Júnior da Femac, a diretora-presidente da AME, professora Marli Regina Fernandes da Silva, a diretora-presidente da Funcap, Maria Agar Borba Ferreira, o secretário municipal de Gestão Pública, Nikolai Cernescu Junior, o subprefeito do distrito de Pirapó, Franscyslei de Godoi (Poim), e o presidente da Associação de Cafeicultores do Pirapó, Nilton Fornaciari.

Os estudantes foram convidados a escrever sobre o tema “A história do café” e o primeiro lugar foi conquistado pelo aluno Vinícius Larazin Pereira, da Escola Municipal Karel Kober. A redação vencedora teve como título um verso do hino apucaranense “Com labor das raças fortes deu lugar aos cafezais”. Emocionado, o estudante  agradeceu a ajuda recebida de sua professora Luciana Santos e explicou como foi o processo de composição do texto. “Primeiro nós fomos ao Museu do Café, depois pesquisamos e escrevemos a redação em sala de aula”, disse.

Já o segundo lugar ficou com Flávio Augusto Fernandes, aluno da professora Adriana Xavier da Silva, da Escola Municipal Vida Nova (CAIC), enquanto que a terceira colocação foi mérito de Ana Clara Cuani, da Escola Municipal Vereador José Ramos de Oliveira, que contou com o auxílio da docente Andréia Cristina da Silveira. Cada uma das três crianças foi premiada com uma bicicleta novinha em folha.

A diretora-presidente da AME, professora Marli, felicitou a todos os envolvidos no concurso. “Parabenizo às coordenadoras, professoras e aos alunos da rede municipal, pois, independente da colocação, o maior prêmio é o conhecimento adquirido”, disse.

O prefeito Beto Preto, por sua vez, destacou a importância do resgate da cultura cafeeira apucaranense. “Nós devemos lembrar sempre que a nossa cidade e o distrito de Pirapó são descendentes diretos da cultura do café”, afirmou.

Após a premiação, o público presente ainda foi agraciado com apresentações artísticas, protagonizadas por alunos da Escola Vereador José Ramos de Oliveira, participantes das oficinas de música e dança da educação integral do município. 

continua após publicidade