Apucarana

Semana Literária agita rede municipal de ensino em Apucarana

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Semana Literária agita rede municipal de ensino em Apucarana
fonte: Foto: Divulgação
Semana Literária agita rede municipal de ensino em Apucarana

As escolas e centros de educação infantil (CMEIs) de Apucarana vivenciaram nesta semana (segunda a sexta-feira – 15 a 19/09) a Semana Literária. Uma realização da Autarquia Municipal de Educação (AME), as atividades tiveram como objetivo despertar nos alunos o interesse pela leitura. A proposta foi de que contos, fábulas e histórias clássicas infantis, fossem resgatadas e trabalhadas através de atividades lúdicas como encenações de teatro, jograis, oficinas de poesias e acrósticos, sessões de cinema, entre outras.

A Semana Literária foi idealizada devido ao entendimento dos educadores de que o contato das crianças, desde cedo, com os livros facilita a sua alfabetização e aprendizado, além de estimular a imaginação e a criatividade. “Por meio da literatura também é possível transmitir cultura, conhecimentos e valores”, disse a diretora-presidente da Autarquia, professora Marli Regina Fernandes da Silva, que ainda garantiu que outras edições do evento estão confirmadas para o próximo ano.  

Os cerca de 10 mil alunos da rede municipal ficaram deslumbrados ao vivenciarem as atividades com os livros infantis. Os professores, por sua vez, garantem que todo o trabalho que tiveram no desenvolvimento da semana literária valeu a pena. “É gratificante ver os olhinhos deles brilhando”, disse uma professora. Além da decoração dos prédios escolares, a maior parte das instituições também montou espaços de leitura em seus pátios e áreas comuns, onde foram colocadas mesas, cadeiras, almofadas e muitos livros à disposição das crianças.

Monteiro Lobato foi o autor infantil mais eleito para as atividades da Semana Literária, mas outros também foram lembrados, como Maurício de Sousa, Ziraldo, Ruth Rocha, Vinícius de Moraes e Clarice Lispector.

Durante a Semana Literária da rede municipal ficou nítido que, apesar de os alunos de hoje viverem cercados de tecnologias, como computadores, celulares, tablets e vídeo games, a leitura de uma boa história ainda encanta e atrai as crianças, sendo necessário o seu incentivo.

Ainda, como complemento às ações que foram desenvolvidas nas 36 escolas e 21 CMEIs da rede, aproximadamente 850 estudantes municipais também visitaram a 33ª Semana Literária e Feira do Livro do Sesc-Apucarana. Durante o passeio, eles tiveram a oportunidade de participar de oficinas de cordel e expressão corporal e assistir a contações de histórias, espetáculos teatrais e sessões de cinema.   

continua após publicidade