Apucarana

Professores recebem treinamento para incêndios

Da Redação ·
Foto: Delair Garcia
fonte:
Foto: Delair Garcia

As escolas da rede estadual de ensino do Paraná estão passando por um treinamento de prevenção de incêndios desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros. Em Apucarana, a ação ocorreu durante todo o dia de ontem no Colégio Estadual Padre José de Anchieta.

continua após publicidade

Somente no município são 18 escolas que fazem parte da rede estadual. Cada escola deve formar 5 brigadistas: são professores e funcionários que recebem aulas teóricas e práticas sobre como se portar em situações emergência.

O projeto estadual “Brigada escolar e Defesa civil na Escola” é uma parceria do Corpo de Bombeiros com os núcleos regionais de ensino. “A curto prazo estamos formando brigadas preparadas para atendimento pré-hospitalar, combate a princípio de incêndio, e evacuação da escola. A longo prazo, temos o projeto de adequar a estrutura de edificação da escola contra incêndio e pânico”, afirma o capitão Régis Gonçalves, do Corpo de Bombeiros.

continua após publicidade

Ele ressalta a importância desse treinamento. “Queremos mudar o comportamento dos funcionários e dos alunos para que aumentem a percepção de riscos e possam se proteger sem pânico”, ressalta.

Essa etapa presencial no polo de Apucarana envolve também os municípios de Jandaia do Sul, Cambira, Kaloré, Bom Sucesso, Marilândia do Sul, Rio Bom e Novo Itacolomi. Ao todo são 50 vagas oferecidas e 8 horas de curso realizadas. “Temos que passar pela capacitação, está previsto em lei, senão afeta a regularização do ensino na nossa escola”, ressalta o coordenador da brigada escolar professor Luis Antônio Burin.

Erica Magalhães Pereira é funcionária do Colégio Estadual de Cambira e gostou do treinamento. “As ações são bem direcionadas para situações que realmente podem acontecer no cotidiano e é bom estarmos preparados”, conclui.