Apucarana

Mais de 500 alunos participam de cursos de qualificação profissional

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Mais de 500 alunos participam de cursos de qualificação profissional
fonte: Foto: Edson Denobi
Mais de 500 alunos participam de cursos de qualificação profissional

A Prefeitura de Apucarana, através de programas próprios e de parcerias já consolidadas, oferece mais de 20 opções de cursos profissionalizantes em várias áreas. De janeiro a setembro deste ano, 540 pessoas foram matriculadas nos diversos cursos, sendo que maioria deles está em andamento.

continua após publicidade

O balanço foi divulgado nesta terça-feira (16/09) pela secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Machado.

De acordo com ela, parte dos cursos é oferecida pelo Centro de Qualificação Total, departamento vinculado à Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família, e o restante através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal. “É um trabalho feito a muitas mãos que envolve a parceria com outras secretarias municipais, como a de Assistência Social e da Juventude, e com diversas outras instituições, como SENAI, SENAC, SENAR E SENAT”, frisa Denise.

continua após publicidade

Segundo a secretária, os alunos que concluem os cursos são encaminhados para a Agência do Trabalhador, órgão responsável pela intermediação da mão de obra e encaminhamento ao mercado de trabalho. “Temos também uma ação diferenciada nos cursos aplicados, como o de costura industrial. Todas as 971 peças produzidas pelos alunos até o momento serão destinadas para doação”, assinala.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, lembra que o leque de opções aumentará ainda mais. “No início deste mês firmamos uma parceria com o SENAC que vai garantir a oferta gratuita à população de outros 54 cursos profissionalizantes.

Cada curso terá entre 25 e 30 vagas e duração de mil horas/aula”, ressalta Beto Preto.

continua após publicidade

O Centro de Qualificação Total possui atualmente oito cursos estão em andamento, boa parte deles viabilizados graças a parcerias: hardware (Centro da Juventude) informática básica (SENAR), informática intermediária (SENAR), costura de camiseta básica (Assistência Social/Secretaria da Mulher), costura de camiseta industrial (Secretaria da Mulher), como falar em público (Qualificação Total), marcenaria (250 horas - SENAI) e marcenaria (160 horas - SENAI).

Além das opções ofertadas pelo Centro de Qualificação Total, outros 14 cursos estão em andamento através do Pronatec: depilação (SENAC), maquiagem (SENAC), inglês (SENAC), frentista (SEST/SENAT), arrumador e conferente de carga (SEST/SENAT), auxiliar de cozinha (SENAC), auxiliar administrativo (MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) (SENAC), auxiliar administrativo (MDIC) (SEST/SENAT) e mecânico de sistemas de direção e suspensão (MDIC) (SEST/SENAT), técnico em eletromecânica (SENAI), técnico em manutenção e suporte em informática (SENAI), técnico em segurança do trabalho (SENAI), técnico em logística (SENAI) e técnico em marketing (SENAC).