Apucarana

Semana literária do Sesc deve atrair 3000 pessoas em Apucarana

Da Redação ·
A programação inclui palestras e eventos ligados á literatura mas também incluindo outras artes como contação de histórias - Foto: Dirceu Lopes
fonte:
A programação inclui palestras e eventos ligados á literatura mas também incluindo outras artes como contação de histórias - Foto: Dirceu Lopes

Cerca de 3000 pessoas, entre adultos, jovens e crianças das redes pública e particular de ensino devem visitar o Sesc de Apucarana, nesta semana, durante atividades da 33ª edição da semana literária – O evento que reúne programação diversa para adultos e crianças ocorre simultaneamente em unidades do Sesc de todo o Paraná.

continua após publicidade

A programação inclui palestras e eventos ligados á literatura mas também incluindo outras artes como contação de histórias, música, teatro e também mesas redondas, com participação de escritores da região. "O tema deste ano é tratar da literatura e violência assim como a questão do 'resistir' o quanto os autores são influenciados pelo cotidiano. Até que ponto a violência trabalhada na leitura não é só um recurso para vender livros sabe? A ideia é discutir essas e outras ideias durante a semana", conta Andreia Rinaldo, gerente executiva do Sesc-PR Apucarana.

Para as crianças, em idade escolar, uma das propostas é proporcionar reflexão e também conscientização, trabalhando temas que muitas vezes não são devidamente discutidos na sala de aula. O projeto Vamos ler! Da Tribuna do Norte, que trabalha atividades ligadas à leitura e ao conteúdo das notícias do jornal, com cerca de 2mil alunos da região, também realizará atividades durante a semana no sesc. "Esse projeto de incentivo a leitura é incrível, até fora do Sesc as pessoas sempre comentam sobre as atividades. As crianças nele tem contatos com classificados e com informações diferentes da sala de aula, isso agrega muito ao aprendizado dos alunos", cita Andreia Rinaldo.

continua após publicidade

Esse ano a temática das atrações tem relação com a questão da violência, trabalhada em vários contextos. As atividades são totalmente gratuitas e abertas à comunidade.

Serviço

A programação completa pode ser conferida em  www.sescpr.com.br/semanaliterária