Apucarana

Programa de Próteses já devolveu sorriso a quase mil pessoas em Apucarana

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Programa de Próteses já devolveu sorriso a quase mil pessoas em Apucarana
fonte: Foto: Edson Denobi
Programa de Próteses já devolveu sorriso a quase mil pessoas em Apucarana

Desde o mês de março deste ano, o Departamento de Odontologia da Autarquia de Saúde da Prefeitura de Apucarana já atendeu com novas próteses odontológicas mais de 900 pacientes. Mensalmente, são fabricadas e entregues uma média de 150 unidades.

continua após publicidade

O trabalho é feito exclusivamente com recursos da Saúde, através de profissionais da própria autarquia, por intermédio do Laboratório Municipal de Próteses Dentárias. Nesta quarta-feira (10/09), foram entregues 22 novas próteses a pacientes atendidos pela área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) Takaiti Myiadi, no Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti.

Segundo relata o diretor do Departamento Municipal de Odontologia, Dr. Emídio Bachiega, a política de atendimento descentralizado do setor foi uma determinação do prefeito Beto Preto (PT) para agilizar a prestação do serviço junto à população e tem sido feita em duas frentes. “Temos atuado em regime de mutirão, mas também recebemos encaminhamentos individuais feitos pelas próprias equipes de Saúde Bucal das unidades de saúde. Em média, moldamos diariamente de 8 a 10 novas próteses, devolvendo o sorriso às pessoas em apenas alguns dias, o que até então poderia demorar meses”, detalha. Ele frisa que o programa tem ajudado muitas pessoas a reencontrar a qualidade de vida através da mastigação. “Além da questão estética e social, onde por exemplo hoje o visual é um fator importante para a obtenção de um emprego, com as próteses novas as pessoas voltam a ter uma mastigação adequada, prevenindo inúmeros problemas de saúde decorrentes da falta de dentição ou pela questão das próteses inadequadas”, esclarece Dr. Emídio.

continua após publicidade

Os profissionais de odontologia recomendam que próteses dentárias sejam trocadas a cada 5 anos, mas o Departamento Municipal de Odontologia tem encontrado casos em que elas não eram trocadas há mais de 30 anos. Um destes casos é da aposentada Olinda da Silva, moradora do Sanches dos Santos. Ela conta que sua prótese já tinha mais de 15 anos. “Tinha muita dor na gengiva e estava com dificuldade na alimentação. Este programa da prefeitura está sendo muito bom, pois precisava trocar e não tenho condições de pagar. O atendimento foi muito rápido”, disse Dona Olinda. 

Outra beneficiada com a prótese do programa da Autarquia Municipal de Saúde foi a moradora do Parque das Indústrias, Ana Lúcia Alves Rodrigues. Ela conta que sua primeira prótese odontológica foi feita na rede particular, mas que o atendimento que está tendo do município foi melhor. “Fui muito bem atendida aqui no postinho. Fiz a prótese antiga no dentista particular e não durou nem um ano e meio. Ela gastou rápido. Agora estou aqui com a nova, feita pelo programa municipal e estou muito contente, encaixou direitinho. Recomendo, as pessoas podem procurar porque é de qualidade”, testemunha.

Durante o atendimento na UBS do Dom Romeu, o prefeito Beto Preto (PT) deixou um recado aos pacientes de uma maneira criativa e inusitada. Impossibilitado de estar de corpo presente por estar em viagem oficial, Beto falou via telefone (no sistema viva voz) através do aparelho do diretor do Departamento de Odontologia, Dr. Emídio Bachiega. “Gostaria muito de estar aí hoje, mas nem mesmo a distância ia me impedir de reforçar o meu compromisso com todos aí do Dom Romeu e região, assim como de toda Apucarana, de ampliarmos cada vez mais atenção à saúde.

Estou na estrada em busca de mais recursos para projetos em nossa cidade, e podem ter a certeza de que juntos vamos construindo uma Apucarana melhor para todos”, disse o prefeito, já solicitando à Bachiega que agende uma outra oportunidade para que ele esteja pessoalmente no bairro.