Apucarana

Vacinação contra gripe continua nas UBS

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Vacinação contra gripe continua nas UBS
fonte:
Vacinação contra gripe continua nas UBS

As duas mortes confirmadas nesta semana em Apucarana por gripe H3N2, uma variante da H1N1 (gripe A), reforça a importância da imunização. O secretário municipal da Saúde, Roberto Kaneta, lembra que a vacina continua à disposição da população que se enquadra nos grupos de risco. “No mês passado ampliamos a cobertura da imunização para jovens de 11 a 17 anos e para adultos com idade de 55 a 60 anos. A população pode se vacinar em todas as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina”, orienta Kaneta.

continua após publicidade

A campanha nacional de vacinação contra gripe, realizada anualmente antes do início do inverno, é voltada para os grupos que são mais vulneráveis às complicações da gripe. Além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, são vacinados trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional, e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os quais devem apresentar uma prescrição médica na hora da vacinação. “Quem ainda não se vacinou procure o serviço o quanto antes”, reitera Kaneta.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno do ano passado — H1N1, H3N2 e influenza B —, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).