Apucarana

JOJUP’s torna Apucarana capital do esporte paranaense por uma semana

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia JOJUP’s torna Apucarana capital do esporte paranaense por uma semana
fonte: Foto: Profeta
JOJUP’s torna Apucarana capital do esporte paranaense por uma semana

O gramado do estádio municipal Olímpio Barreto tomado por mais de 2,5 mil atletas representando 96 cidades do Paraná. Apresentações artísticas de dança, coral e banda municipal, entrada das bandeiras por soldados do exército, juramento dos atletas, acendimento da pira olímpica pela atleta Jennifer Machado carregando, fogos de artifício e show de pagode. Este cenário, acompanhado na noite de ontem (29) por autoridades municipais e estaduais e o público em geral, deu a dimensão do evento esportivo que Apucarana está sediando até o próximo dia 4.

continua após publicidade

A solenidade de abertura da 28ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUP’s), divisão B, fase final, volta a colocar Apucarana de volta no mapa de cidades para receber eventos esportivos de âmbito estadual e nacional. “É com grande orgulho que estamos realizando estas competições em Apucarana. Isto está acontecendo porque encontramos aqui um gestor público que abriu as portas da cidade e não mediu esforços disponibilizar a estrutura necessária que este tipo de evento exige. Poucas cidades do Brasil têm capacidade para sediar jogos deste porte”, afirmou o secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, Diego Gurgacz, durante a solenidade de abertura do 28º JOJUP’s.

Ao declarar oficialmente abertos os jogos, o prefeito Beto Preto destacou o empenho da prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer, de incentivar e promover o esporte em Apucarana, investindo na formação de atletas e na estrutura para prática esportiva. “É com muito orgulho que estamos sediando estes jogos. Vamos nos mobilizar para trazer outras competições para nossa cidade. Nosso objetivo é sediar em 2015 a divisão A do JOJUP’s”, adianta Beto Preto.

continua após publicidade

As disputas ocorrem em 9 modalidades e estão acontecendo nas praças esportivas localizadas nos colégios São José, Platão, Sesc, Sesi, Mater Dei, Nossa Senhora da Glória (Glorinha) e Antônio dos Três Reis de Oliveira. Também são utilizados o Ginásio Adildo Mecenas, do Jardim Ponta Grossa, e o Clube de Campo Água Azul, além dos campos de futebol do Pirapó, Sesi, Olímpio Barreto e Airton Santos. Os atletas estão alojados em escolas estaduais e municipais. 

O secretário municipal de Esportes de Lazer, Paulo Aparecido Kisner, informa que Apucarana conta com equipes masculinas e femininas em todas as modalidades, ou seja, no basquete, handebol (quadra e areia), vôlei (quadra e areia), futsal, futebol de campo, xadrez e skate. “Vamos participar com mais de 150 atletas”, detalha.

Os Jojup´s é um evento esportivo de rendimento organizado pela Secretaria do Estado do Esporte e do Turismo, no qual participam as seleções municipais com atletas de até 18 anos. A competição está na sua 28ª edição e é considerada a vitrine de novos talentos do esporte do Paraná. A fase final que acontece em Apucarana tem as disputas do basquete, handebol, futebol, futsal e voleibol com as equipes classificadas nas regionais, e ainda, com inscrição direta na fase final, do handebol de areia, vôlei de praia, skate e xadrez.