Apucarana

Apresentação de blindados marca do Dia do Soldado

Da Redação ·

Cerca de 570 militares estiveram presentes hoje pela manhã, no 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BI Mec) para a formatura em comemoração ao Dia do Soldado. A data é usada para reverenciar a memória do Marechal Luis Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro. O evento marcou também a apresentação de oito veículos blindados,  recebidos pelo batalhão e que devem ser usados em missões e resgates estratégicos.

continua após publicidade

“O exército está passando por uma transformação, que inclui sete projetos estratégicos. O 30º Batalhão está ligado a 3 projetos diretamente, um deles é o guarani que, envolve os blindados, e que visa transformar a infantaria motorizada em mecanizada. Esses veículos tem grande importância para o exército. Eles trazem uma tecnologia sofisticada e fortalecem às tropas. Os veículos dão mais mobilidade tática, tanto em missões de defesa externa como resgate” contou o coronel Márcio Luiz Passos Tibério – Comandante do 30º Batalhão, que presidiu a Cerimônia Militar.

A tropa deu entrada no Pátio Duque de Caxias, cantando a Canção do Batalhão. Em seguida foi realizado o Compromisso à Bandeira pelões soldados que ingressaram no Serviço Militar em Março.

continua após publicidade

Foram entregues também Diplomas de Veterano aos ex-integrantes do 30º BI Mecanizado, que prestaram serviço militar há mais de trinta anos. “É gratificante participar aqui e poder reencontrar os amigos, a gente se encontra por aqui e recorda da época. Fica a lembrança dos trabalhos prestados e também os valores como a disciplina e a dedicação que tivemos no exército”, conta o veterano Dozinete Rolim de Oliveira, de 58 anos, um dos veteranos presentes, que serviu ao exército, ainda no ano de 1975.

Confira mais detalhes na edição desta terça-feira (26) da Tribuna do Norte