Apucarana

Apucarana realiza congresso técnico dos Jogos da Juventude

Da Redação ·
O prefeito Beto Preto lembrou que, desde meados da década de 90, Apucarana não é sede de uma fase final dos jogo
fonte:
O prefeito Beto Preto lembrou que, desde meados da década de 90, Apucarana não é sede de uma fase final dos jogo

Após quase 20 anos, Apucarana voltará a sediar uma etapa final dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup´s). Nesta terça-feira (19/08, foi realizado o congresso técnico da 28ª edição da competição, nas dependências do Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira. Os jogos, que acontecem de 29 de agosto a 4 de setembro, vão reunir em Apucarana cerca de 3.500 atletas de 97 municípios paranaenses. As disputas ocorrem em 9 modalidades, na divisão B dos Jojup´s, e Apucarana participará em todas as categorias.

Além de dirigentes das delegações, a abertura do congresso técnico contou com a presença do prefeito de Apucarana, Beto Preto, de Luiz Antônio Costenaro e de Emerson Luiz Venturini, diretores da Secretaria de Estado de Esporte e Turismo, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Paulo Aparecido Kisner, de Marli Regina Fernandes da Silva, diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação, de Ana Britici Valério, representando o Núcleo Regional de Educação, e dos vereadores José Airton Deco de Araújo e Vladimir José da Silva.

Beto Preto lembrou que, desde meados da década de 90, Apucarana não é sede de uma fase final dos jogos e destacou o esforço feito para trazer a etapa à cidade. “Ao chegar aqui fui vendo as placas dos carros e pude verificar que tem gente de todas as regiões do Paraná. Já pedi para que a nossa equipe viabilize ambientes de convivência, fora das competições, para que os atletas desfrutem de momentos de confraternização. Vamos fazer uma recepção calorosa e um grande evento em Apucarana, deixando nos participantes lembranças que ficarão para toda vida”, assinala Beto Preto.

O prefeito também salientou o investimento que Apucarana vem fazendo para revelar novos talentos, citando a aquisição de 10 kits miniatletismo para as escolas municipais e a conquista do Centro de Iniciação Esportiva. “Conseguimos os recursos, no valor de R$ 3,5 milhões, junto ao Governo Federal e as obras deverão começar em breve. É um espaço para o desenvolvimento de 14 modalidades olímpicas, com o objetivo de revelar valores no esporte”, explica.

O secretário municipal de Esportes de Lazer, Paulo Aparecido Kisner, afirma que Apucarana terá equipes masculinas e femininas em todas as modalidades, ou seja, no basquete, handebol (quadra e areia), vôlei (quadra e areia), futsal, futebol de campo, xadrez e skate. “Vamos participar com mais de 150 atletas prata da casa, não esperando resultados imediatos, o que buscaremos construir a partir de 2015. Estamos iniciando um trabalho para recolocar Apucarana novamente em destaque no cenário esportivo estadual e nacional”, pontua.

De acordo com Luiz Antônio Costenaro, diretor da Secretaria de Estado de Esporte e Turismo, a divisão B foi introduzida para que municípios de pequeno e médio porte pudessem ter a oportunidade de participar dos jogos. “Estarão em Apucarana os campões das 12 fases regionais que foram disputadas. A competição envolve atletas na faixa etária dos 15 aos 17 anos. O esporte é uma ferramenta importante para a formação dos jovens, envolvendo a parte cognitiva, esportiva e a do cidadão”, explica, informando que os dois primeiros colocados de cada modalidade se classificam para a divisão A dos jogos.

Segundo Alessandro Ferreira, um dos coordenadores locais dos Jojup´s, as disputas vão ocorrer nas praças esportivas localizadas nos colégios São José, Platão, Sesc, Sesi, Mater Dei, Nossa Senhora da Glória (Glorinha) e Antônio dos Três Reis de Oliveira. “Também serão utilizados o Ginásio Adildo Mecenas, do Jardim Ponta Grossa, e o Clube de Campo Água Azul, além dos campos de futebol do Pirapó, Sesi, Olímpio Barreto e Airton Santos”, cita, salientando que os atletas ficarão alojados em escolas estaduais e municipais. 

continua após publicidade