Apucarana

Passeata reúne mais de mil pessoas durante a abertura de semana de reflexão - Veja Vídeo

Da Redação ·
É preciso mostrar que vale a pena lutar pela família” Celso Marchiori, bispo diocesano
fonte: Foto: Delair Garcia
É preciso mostrar que vale a pena lutar pela família” Celso Marchiori, bispo diocesano

“Nenhum sucesso é maior do que o fracasso da família”. Foi em nome desta premissa, que mais de mil pessoas marcharam ontem pela manhã, na passeata de abertura da Semana Nacional da Família, em Apucarana. Neste ano, o tema central do evento católico, celebrado tradicionalmente na segunda semana de agosto, é “A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo”. O tema propõe a formação de uma sociedade mais justa e harmoniosa, através da instituição familiar. 

continua após publicidade

Segundo o bispo Dom Celso Marchiori, a semana de comemoração, criada em 1998, surgiu para exaltar a importância da prática espiritual entre pai, mãe e filhos.  “Também é um grito profético que denuncia as forças contrárias que estão inseridas na sociedade para destruir a família, mesmo que de forma indireta. É preciso mostrar para a população que vale a pena lutar pela família”, enfatizou o bispo. 

confira também

O padre Nelson Muchenski da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, acrescentou que a família é o berço das pessoas. “É da família que são formados os bons e os maus cidadãos. Por isso é preciso refletir sobre essa carência da presença de Deus”, analisou.

continua após publicidade

A caminhada contou com a participação de doze paróquias do município e teve início às 9h30. As paróquias saíram de três pontos diferentes da cidade com destino à Catedral Nossa Senhora de Lourdes.

Os fiéis fizeram o trajeto pelo centro, com faixas e cartazes nas mãos, ressaltando a importância da estrutura familiar edificada conforme os preceitos cristãos. “Vivemos em um mundo com muitas famílias desestabilizadas, sem diálogo entre pais e filhos, sem oração”, comentou o coordenador diocesano José Marques de Oliveira. Na estimativa de oliveira, o evento reuniu aproximadamente 1,5 mil pessoas. E entre os casais que acompanharam o trajeto, estavam o comprador Dirceu Pereira da Silva, 52 anos e a esposa dele, a professora Lúcia Helena Bovo, 45 anos. Os dois participam da caminhada desde a fundação da Pastoral da Família, na Diocese. “Se a família vai bem, o mundo vai bem”, citou Silva, reproduzindo uma frase de São João Paulo II. 

“Somos construtores do bem, temos uma missão para cumprir que é preservar a família tradicional que tanto insistem em destruir”, acrescenta.

Os grupos foram recebidos na Catedral com música e, após a abertura oficial, receberam a benção do bispo Dom Celso. As comemorações prosseguem no domingo com missas e, durante estra semana, haverá a reza do terço da família, pedalada da família e grupo de oração com os fiéis. Cada paróquia também segue um cronograma específico com diversas atividades voltadas à semana nacional.