Apucarana

Neblina e chuva marcam a quinta-feira em Apucarana

Da Redação ·
A Catedral Nossa Senhora de Lourdes, na área central da cidade, chegou a ficar coberta pela neblina - Foto: Luiz Demétrio/TNONLINE
A Catedral Nossa Senhora de Lourdes, na área central da cidade, chegou a ficar coberta pela neblina - Foto: Luiz Demétrio/TNONLINE

Apucarana e região registram nesta quinta-feira (24) chuva há várias horas e densa neblina. A Catedral Nossa Senhora de Lourdes, na área central da cidade, chegou a ficar coberta pela neblina. Conforme meteorologistas do Intituto Simepar, isso ocorre porque uma frente fria está posicionada sobre o Paraná e garante a condição de tempo instável para esta quinta-feira no Estado. A chuva deve ser registrada em diversos momentos do dia em todas as regiões paranaenses, mas com menos intensidade e já não mais associadas a tempestades. Por conta do predomínio do céu encoberto, a amplitude de temperaturas é baixa. A partir da noite o resfriamento ganha intensidade por conta do chegada de uma massa de ar polar.
 

continua após publicidade
confira também



ACIDENTES/RISCOS - Os motoristas que trafegam pelas estradas da região de Apucarana precisam redobrar a atenção. durante o período de chuva e neblina para evitar acidentes.

O alerta é feito pelas Polícias Rodoviária Federal (PRF) e Estadual (PRE), em decorrência dessas condições potencializadoras de risco nas rodovias. Hoje quatro acidentes foram registrados na região quando chovia. No perímetro urbano de Apucarana um carro capotou após colisão no perímetro urbano. 

Conforme patrulheiros, os dois fatores (chuva e neblina) elevam os riscos de acidentes em cerca de 30%. Nessas condições os motoristas devem redobrar a atenção e não exceder na velocidade, recomenda a PRF.

Segundo os policiais, os nevoeiros prejudicam a visibilidade do motorista e geralmente são registrados à noite e no início da manhã. Nestes casos, o condutor de veículo  deve trafegar com a luz baixa sempre acesa e aumentar a distância do veículo da frente, além de diminuir a velocidade e evitar a ultrapassagem em pista simples, ou seja, praticar a direção defensiva, recomenda a PRF.

Conforme patrulheiros, os dois fatores (chuva e neblina) elevam os riscos de acidentes em cerca de 30%
Os patrulheiros lembram ainda que em alguns trechos da BR-369 (Rodovia Mello Peixoto), entre Apucarana e Arapongas, e da BR-376 (Rodovia do Café), entre Califórnia, Marilândia, Mauá e na Serra do Cadeado, sempre há neblina à noite e nas primeiras horas da manhã durante o inverno. De acordo com eles , a atenção redobrada é essencial para evitar acidentes, mesmo que o trecho seja de pista dupla.

continua após publicidade

ESTATÍSTICA - Segundo estatísticas do setor de Planejamento e Controle da concessionária de pedágio Rodnorte , 28% do total de acidentes verificados durante o período de inverno estão relacionados com condições adversas de visibilidade, como neblina e chuva.