Apucarana

Projeto “Vamos ler!” reúne professores

Da Redação ·

Prestes a completar 14 anos, o projeto cultural Vamos Ler! da Tribuna do Norte, passará por reformulações. Cerca de 70 professores participaram ontem de uma capacitação realizada no polo UAB de Apucarana, onde foram apresentadas algumas das novidades.

continua após publicidade

A partir do mês de agosto, as 41 escolas integrantes do projeto irão receber semanalmente, além das edições da Tribuna, uma lista com atividades que podem ser trabalhadas com os alunos. A ideia é estimular a leitura assim como proporcionar atividades mais interativas que estimulem os estudantes a analisar números.

De acordo com a coordenadora do projeto, Michela Vieira Prestes, uma das novidades para esse ano é também preparar um tablóide reunindo textos e fotografias feitas pelos próprios alunos da escola. O material final será distribuído junto com o jornal.

continua após publicidade

“Já havia antes um espaço dentro do jornal para produção dos alunos, agora, iremos fazer um material exclusivo”, cita a coordenadora. Ela pontua que a ideia é que o aluno veja o jornal e se reconheça como autor. Neste ano também, alunos também vão conhecer as empresas envolvidas no projeto. Cerca de 1,5 mil estudantes participam do projeto.

A professora Ivone Aparecida Ribeiro conta que o projeto trouxe mais a família para a escola, além de contribuir com a prática de leitura para as crianças. “Muitas crianças não tem acesso ao jornal, especialmente na escola onde trabalho (Caixa São Pedro). Muitos pais de alunos esperam o dia de jornal, apenas para pegar o exemplar e se manter informado”, ela destaca.

O projeto Vamos Ler! conta com patrocínio da Eletran, Fujiwara, Viapar, Kowalski e Sabão Alpes.