Apucarana

Doações de sangue são 40% menores

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Doações de sangue são 40% menores
fonte: Foto: Everson Bressan/SMCS
Doações de sangue são 40% menores

Com a chegada do inverno as doações de sangue caem cerca de 40% no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Em Apucarana, a situação não é diferente. A unidade local está intensificando o chamado para as doações no município que também tendem a reduzir com as temperaturas mais frias. 

continua após publicidade

A chefe do Hemonúcleo de Apucarana, Claudete Ayame Omotto, informa que as doações podem cair de 30% a 40%. Neste ano, além do inverno, os jogos da Seleção Brasileira, durante participação na Copa do Mundo, também afetaram as coletas de sangue.

Mesmo com a redução no número de doações, Claudete afirma que o Hemonúcleo tem conseguido suprir a demanda de sangue. Contudo, há necessidade de manter um largo estoque no banco de sangue para situações emergenciais. “Temos apoio dos doadores fiéis, mas precisamos de novas doações. Por isso peço a colaboração de todos”, enfatiza a chefe da unidade.

continua após publicidade

Entre os fiéis doadores está a técnica administrativa Jônica Nanci Milan, que há 15 anos disponibiliza tempo para doar sangue. “A vontade de ajudar o próximo me incentivou a começar a doar. Me sente muito satisfeita”, assinala.

O ato solidário serviu de exemplo para a filha Ingrid Renata Milan, de 18 anos. A estudante foi até a unidade ontem doar sangue pela primeira vez. “Vim por incentivo da minha mãe e minha tia que são doadoras frequentes”, conta.

Geralmente a coleta acontece no período da tarde, devido a falta de recursos humanos. Entretanto, no próximo sábado, o Hemonúcleo de Apucarana promove um mutirão de coleta das 8h às 11h para aumentar o estoque de sangue da unidade.

continua após publicidade

PARANÁ

O diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, explica que, em média, são coletadas 12 mil bolsas de sangue por mês no Paraná, mas este número precisa aumentar cerca de 30% para que não haja falta de sangue. “O sangue tem prazo de validade e por isso precisa ser reposto todos os dias. Além disso, nesta época do ano a média de doadores no Hemepar de Curitiba é de 80 a 100 doadores por dia”, reforça. 

O Hemepar distribui sangue e hemoderivados para 384 hospitais do Paraná. Destes, 42 são de Curitiba e Região Metropolitana. (Colaborou Renan Vallim).