Apucarana

Trecho da BR-376 em Mandaguari tem sentido alterado

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Trecho da BR-376 em Mandaguari tem sentido alterado
Trecho da BR-376 em Mandaguari tem sentido alterado

Foi iniciada na semana passada uma mudança no sentido do tráfego na BR-376 (Rodovia do Café) em Mandaguari. Conforme a concessionária Viapar, o trajeto entre o quilômetro 211,8 ao perímetro urbano da cidade, a pista volta a ser simples, como era antes do início das obras do Contorno de Mandaguari.

Segundo o supervisor de sinalização da Viapar, José Carlos dos Santos, a mudança é necessária para manutenção do desvio. "Não temos como realizar as obras necessárias com o fluxo liberado, uma vez que passam diariamente entre oito e dez mil veículos pelo segmento. O trânsito fluirá dessa maneira até o final das obras do Contorno de Mandaguari, previsto para ser entregue até dezembro deste ano", afirma.

O
 contorno terá extensão total de 9,9 quilômetros de pista dupla (na altura do quilômetro 210 da BR-376 ao quilômetro 203 da mesma rodovia), com canteiro central de seis metros. Além disso, terá quatro viadutos rodoviários, dois viadutos ferroviários, quatro passagens (trincheiras) para máquinas agrícolas e animais, além de quatro retornos em nível.

O diretor de engenharia da concessionária, Jackson Seleme, diz que a construção segue dentro do cronograma. Até o momento, 80% das obras estão finalizadas, com a conclusão de 97% da terraplanagem, 74% da pavimentação e 90% da drenagem e obras de artes especiais (canaletas, viadutos e outros). "Atualmente os serviços estão concentrados na construção de dois novos viadutos, além do alargamento de uma trincheira, obras essas solicitadas posteriormente pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná", informa.

Ao todo, a Viapar vai construir 1.400 metros de bueiros, 18 mil metros de canaletas para o escoamento de água, pintar 10,5 mil metros quadrados de sinalização horizontal e instalar 321 metros quadrados de placas de sinalização vertical.

continua após publicidade