Apucarana

Semáforo na entrada do João Paulo começa a operar

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Semáforo na entrada do João Paulo começa a operar
fonte: Foto: Edson Denobi
Semáforo na entrada do João Paulo começa a operar

Começou a operar hoje (7) o semáforo instalado pela prefeitura na entrada do núcleo habitacional João Paulo. Atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores da região, o equipamento vai garantir maior segurança no trânsito, em especial aos motoristas que se arriscavam diariamente para fazer as conversões à esquerda nos dois sentidos, praticamente em cima da pista.

continua após publicidade

“Este é o sistema semafórico mais complexo da cidade com cinco fases de funcionamento independentes e não conflitantes. Entre 7h15 e 8 horas o semáforo terá um maior tempo de liberação (verde) para os moradores que saem do João Paulo, permitindo um escoamento de 10 veículos a mais por ciclo e evitando longa fila de espera”, explica o superintendente de trânsito, Silnei Bolonhese.

Bolonhese detalha que o semáforo não vai só contemplar os moradores da região do João Paulo, mas beneficia também as pessoas que se deslocam do centro em direção ao parque industrial oeste. “Esses motoristas tinham que fazer a conversão à esquerda em cima da pista, numa manobra de alto risco. “Agora uma ilha os conduzem até o semáforo para que cruzem a pista usando do mesmo expediente de sinalização de quem sai do João Paulo”, explica Bolonhese.

continua após publicidade

Foto: Edson Denobi 

continua após publicidade

O semáforo ainda tem uma fase destinada aos motoristas que trafegam no sentido Pirapó centro da cidade e querem entrar no João Paulo. Também neste caso a arriscada conversão à esquerda deixou de existir. “Existe uma caneleta de espera exclusiva e uma seta verde indicando o momento de virar à esquerda com segurança”, informa Bolonhese.

“O local recebeu a sinalização horizontal e vertical completa, com a instalação placas, tachas e tachões refletivos, setas indicativas, zebrado, linhas de retenção e yellow box. Também foi executada a sinalização horizontal da passagem de nível da linha férrea”, detalha Bolonhese. Destacando o trabalho de equipe de diferentes setores da prefeitura, o superintendente de trânsito acrescenta que o problema de empoçamento de água na entrada do João Paulo está solucionado com um serviço de levantamento do nível do asfalto para escoar a água.

O prefeito Beto Preto reitera que sempre teve preocupação com o bairro. “É preciso reconhecer que os moradores do João Paulo sofrem há cerca de 30 anos com problemas no acesso principal do bairro”, frisa. Ele lembra que, além dos riscos para cruzar o trecho urbano da rodovia, existe ainda o incomodo da ferrovia, com os comboios da América Latina Logística (ALL). “Já temos recursos garantidos para a construção de um viaduto, mas continuamos insistindo em obter autorizações para a obra, junto a órgãos governamentais”, argumenta o prefeito, concluindo que espera em breve poder iniciar a obra.